Estudo de caso: análise financeira da rentabilidade no transporte aéreo baseado em informações públicas e sua relação com o custo do petróleo no resultado operacional das cias. aéreas

Autores

  • Luiz Fernando de Barros Scholz Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC/SP, São Paulo - SP
  • Fernando de Almeida Santos Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC/SP, São Paulo - SP

DOI:

https://doi.org/10.23925/cafi.v1i1.36957

Resumo

Este artigo apresenta análise do mercado brasileiro da aviação comercial. O interesse pela pesquisa consiste no fato de que o concentrado, ou seja, com poucos players. Por meio de estudo de caso, utilizou-se informações reportadas, demonstrações contábeis e outros dados, que possibilitaram métricas para analisar a lucratividade / rentabilidade das Cias. Observou-se que o planejamento empresarial e econômico dessas empresas e seus gestores conseguem adaptar-se rapidamente aos custos do querosene de aviação (QAV1), com variações de preços em todos os aeroportos nacionais em virtude da variação da alíquota do ICMS. O alto custo do QAV1 no Brasil é refinado e disponibilizado pela Petrobrás e distribuído por 3 empresas, sendo a principal uma subsidiaria da BR Distribuidora de Petróleo, com 61,4% do mercado e pertencente ao grupo Petrobrás. Pela convenção com empresas internacionais de aviação, o preço do QAV1 no Brasil é isento do ICMS, mas mesmo assim, é alto, em relação aos valores praticados externamente. A burocracia e os custos penalizam as operações e as incertezas econômicas, com o baixo crescimento do PIB brasileiro e a necessidade de redução do total de aeronaves em operação e dos Slot (aeroportos atendidos). mesmo com taxas de juros externas negativas. As receitas em reais e o leasing das aeronaves em dólar, expõe a riscos maiores.  As empresas não criam opções para redução do principal custo - QAV1 - mesmo com a importação liberada. A baixa da commodity petróleo não foi prevista pelas Cias. aéreas e sua redução não tem possibilitado lucros maiores no exercício. Mesmo com o aumento da quantidade de passageiros transportados, não se obtém a rentabilidade econômica – financeira esperada, resultando em destruição de riqueza na operação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Luiz Fernando de Barros Scholz, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC/SP, São Paulo - SP

Mestre em Ciências Contábeis e Atuariais pela PUC-SP

Fernando de Almeida Santos, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC/SP, São Paulo - SP

Doutor em Ciências Sociais pela PUC-SP, Coordenador do PEPG em Ciências Contábeis e Atuariais vinculado ao Departamento de Ciências Contábeis da Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária (FEA) da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP).

Referências

Agmont, Giuliano; Burgos, Christian. (2013). Preços em Pauta - Com a queda de competitividade, companhias aéreas brasileiras buscam soluções para reduzir seus custos associados ao querosene de aviação. São Paulo Aero Magazine. Disponível em:

<http://aeromagazine.uol.com.br/artigo/precos-em-pauta_810.html#ixzz4mk9sxfSR>. Acesso em 15/11/2017.

ANAC – Agência Nacional de Aviação Civil. Disponível em: < http://www.anac.gov.br/assuntos/dados-e-estatisticas/mercado-de-transporte-aereo/anuario- do-transporte-aereo/dados-do-anuario-do-transporte-aereo >. Acesso em 15/11/2017.

ANP –Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis. (2016). Boletim Anual de Preços 2016 – Preços do Petróleo, Gás Natural e Combustíveis nos Mercados Nacionais e

Internacionais – ANP. Disponível em: <http://www.anp.gov.br/wwwanp/images/Boletim- Anual/Boletim-2016.pdf>. Acesso em 15/11/2017.

ANP –Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis. Disponível em

<http://www.anp.gov.br/wwwanp/dados-estatisticos>. Acesso em 15/11/2017.

Barbosa, Daniel. (2014). O balanço das maiores aéreas do país – só Azul ficou no azul - Segundo anuário referente a 2013 da Anac, no período, setor registrou perdas pelo quinto ano consecutivo; prejuízo foi de R$ 2,4 bilhões. São Paulo Revista Veja – 14/10/2014. Disponível em < https://exame.abril.com.br/negocios/o-balanco-das-maiores-aereas-do-pais-so-azul- ficou-no-azul/> Acesso em 15/11/2017.

CNN Money (2014). Disponível em :

<http://money.cnn.com/video/news/2011/04/20/f_lead_united_ceo_fuel.fortune/ > Acesso em 14/03/2018.

Copeland, Tom; Koller, Tim, Murrin, Jack. Avaliação de Empresas. (2002). Valuation: Calculando e Gerenciando o valor das empresas. São Paulo Makron Books.

Estúdio Folha – Brasil que Voa. Con orrência e liberdade tarifária ajudam a reduzir valor das passagens. Disponível em: <http://estudio.folha.uol.com.br/brasil-que-voa/2017/05/1881038- concorrencia-e-liberdade-tarifaria-ajudam-a-reduzir-valor-das-passagens.shtml>. Acesso em 15/11/2017.

G1. Globo. (2018) O que acontecerá se os EUA ultrapassarem a Arábia Saudita como maior produtor de petróleo do mundo. Disponível em: <https://g1.globo.com/economia/noticia/o-que- acontecera-se-os-eua-ultrapassarem-a-arabia-saudita-como-maior-produtor-de-petroleo-do- mundo.ghtml> Acesso em 15/11/2017

Index Mundi. Petróleo bruto Preço Mensal - E.U. dólares por barril. Disponível em

<http://www.indexmundi.com/pt/pre%c3%a7os-de-mercado/?mercadoria=petr%c3%b3leo- bruto&meses=300>. Acesso em 15/11/2017

Mcdonald, Duff. (2014). Nos bastidores da McKinsey. São Paulo: Saraiva.

Petrobras. Refinaria Potiguar Clara Camarão. Disponível em:

<http://www.petrobras.com.br/pt/nossas-atividades/principais-operacoes/refinarias/refinaria- potiguar-clara-camarao.htm>. Acesso em 15/11/2017

Severino, Antônio Joaquim. (2007). Metodologia do Trabalho Científico. São Paulo: Cortez..

Scholz, Luiz Fernando de Barros. (2013). Estudo das Fontes de Financiamentos Públicas dos Processos ou Projetos de Inovação no Brasil – PUC – SP – São Paulo.

Taleb, Nassin. (2011). A lógica do Cisne Negro: o impacto o altamente improvável – 5a. edição

– Rio de Janeiro: Best Seller .

Downloads

Publicado

2018-01-02

Como Citar

Scholz, L. F. de B., & Santos, F. de A. (2018). Estudo de caso: análise financeira da rentabilidade no transporte aéreo baseado em informações públicas e sua relação com o custo do petróleo no resultado operacional das cias. aéreas. CAFI, 1(1), 119–138. https://doi.org/10.23925/cafi.v1i1.36957