Audiência de Conciliação e Mediação: Medida para o descongestionamento do Poder Judiciário

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/ddem.v0i2.50509

Palavras-chave:

Mediação, Conciliação, Meios Alternativos, Acesso à Justiça

Resumo

A presente pesquisa teve por objetivo aprofundar os conceitos e as diretrizes dos meios alternativos de resolução de conflitos, em especial a conciliação e a mediação, tendo em vista a problemática instaurada no Poder Judiciário Brasileiro, qual seja o seu congestionamento e a falta de acesso à justiça para todas as classes sociais, bem como a composição pacífica entre as partes de uma demanda.  Ademais, o trabalho em questão visou a comparação entre o Código Civil de 1973 e o Novo Código de Processo Civil e também, noções sobre conciliação e mediação. Para tanto, utilizou-se de pesquisa jurisprudencial relevante ao caso tramitado perante o Superior Tribunal Federal (STF) e o Superior Tribunal de Justiça (STJ) e cuidou de observar a aplicabilidade dos mecanismos alternativos de composição entre as diversas àreas do Direito Civil, como Direito de Família, Responsabilidade Civil e nas Ações Possessórias. No aspecto da abordagem, o estudo é quantitativo e descritivo. Em relação aos apectos metodológicos, foi utilizada mormente pesquisa bibliográfica, as quais relatam que o problema fulcral da sociedade brasileira é a falta de acesso à justiça e a falta de soluções plausíveis para as demandas já instauradas no Poder Judiciária, possibilitando nova interpretação mais condizente com a realidade brasileira e inovadora em comparação ao Código de Processo Civil de 1973.   

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Márcia Conceição Alves Dinamarco, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP, São Paulo, SP

Doutora em direito econômico das relações sociais e Mestre em Direito Processual Civil, ambos os títulos pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Assistente-mestre na PUC-SP, Professora convidada para ministrar aulas em diversas faculdades e cursos, autora de livros e artigos jurídicos, advogada militante e diretora institucional do Iasp.

Bruna Machado de Oliveira, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP, São Paulo, SP

Graduanda em Direito pela Pontíficia Universidade Católica de São Paulo (2017-2021)

Stefany Carvalho de Paula, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP, São Paulo, SP

Graduanda em Direito pela Pontífica Universidade Católica de São Paulo (2017-2021)

Referências

ALMEIDA, Diogo Assumpção Rezende de. A Mediação no Novo Código de Processo Civil. 2ª Ed. Rio de Janeiro: Forense, 2016.

AZEVEDO, André Gomma de (Org.). Manual de Mediação Judicial. 6ª Ed. Brasília: CNJ, 2016.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, DF: Senado Federal. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicaocompilado.htm>. Acesso em: 31 ago 2020.

BRASIL. Lei nº 13.105/2015. Novo Código de Processo Cívil. Brasília, DF: Senado Federal. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2015/lei/l13105.htm>. Acesso em 31 ago 2020.

BRASIL. Lei nº 5.869/1973. Código de Processo Civil de 1973. Brasília, DF: Senado Federal. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l5869impressao.htm >. Acesso em 06 de set de 2020.

DINAMARCO, Cândido Rangel. Nova Era do Processo Civil. 4. Ed. São Paulo: Malheiros Editores. 2003.

DINAMARCO, Cândido Rangel. A Instrumentalidade do Processo. 9 ed. Rev. Atual. São Paulo: Malheiros Editores, 2001.

DINAMARCO, Cândido Rangel. A reforma do Código de Processo Civil. 2a ed. São Paulo: Malheiros Editores, 1.994.

DINAMARCO, Cândido Rangel. Manual dos juizados cíveis. 2a ed. São Paulo. Malheiros Editores, 2001.

DINAMARCO, Cândido Rangel. Instituições de Processo Civil: volume 3. 7a ed. São Paulo: Malheiros Editores, 2017.

GALVÃO, Fernanda Koeler; GALVÃO FILHO, Maurício Vasconcelos. Da mediação e da conciliação na definição do novo Código de Processo Civil: art. 165. In. DIOGO Assumpção Rezende de Almeida, et alii. (Coords.). A mediação no novo código de processo civil. Rio de Janeiro: Forense, 2016.

GRINOVER, Ada Pellegrini; DINAMARCO, Cândido Rangel; WATANABE, Kazuo (coord). Participação e processo. São Paulo: RT, 1988.

GUILHERME, Luis Fernando do Vale de Almeida. Manual de Arbitragem e Mediação: Conciliação e Negociação. 4ª Ed. São Paulo: Saraiva, 2018.

JUNIOR, Luiz Antonio Scavone. Arbitragem: Mediação, Conciliação e Negociação. 4ª Ed. Rio de Janeiro: Forense, 2018.

SIMÃO, José Fernando; TARTUCE, Flávio; LAGRASTA NETO, Caetano. Direito de família: novas tendências e julgamentos emblemáticos. [S.l: s.n.], 2012.

TARTUCE, Fernanda. Mediação nos Conflitos Civis. 5ª Ed. São Paulo: Método, 2019.

WATANABE, Kazuo. Acesso à Ordem Jurídica Justa (conceito atualizado de acesso à justiça) – Processos Coletivos e Outros Estudos. São Paulo: Del Rey, 2019.

Downloads

Publicado

2021-06-30