Inteligência artificial no ensino superior:

uma revisão de literatura sobre desafios e possibilidades no contexto acadêmico

Autores

  • João Batista Bottentuit Junior Universidade Federal do Maranhão
  • Ester Avelar dos Santos Rios Mariz Universidade Federal do Maranhão - UFMA
  • Jéssica Silva Costa Universidade Federal do Maranhão - UFMA
  • Odla Cristianne Patriota Albuquerque Universidade Federal do Maranhão - UFMA

DOI:

https://doi.org/10.23925/politica.v12i3.68116

Palavras-chave:

Ensino superior; , Desafios e possibilidades;, Inteligência Artificial.

Resumo

Este artigo discorre sobre a Inteligência Artificial (IA) no ensino superior, problematizando como essa tecnologia se apresenta no contexto acadêmico. O seu objetivo principal é refletir sobre como a IA tem sido integrada à academia, analisando as estratégias de uso, as concepções relativas à IA, e os desafios e possibilidades dessa integração. A metodologia empregada é uma revisão sistemática de literatura, com levantamento de produções científicas entre janeiro de 2021 e junho de  2024, em dois bancos de dados: AcademiaEdu e Google Acadêmico. Os tópicos apresentados incluem breve histórico da IA, sua definição, como também discussões sobre a IA no ensino superior a partir de Nascimento et al. (2023), Rodrigues (2023), Peres (2024), entre outros. Os resultados apontam a IA como um recurso valioso para personalizar o aprendizado e apoiar decisões pedagógicas no ensino superior. Entretanto, também destacam desafios éticos, legais e a necessidade de formação dos professores nessa tecnologia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

João Batista Bottentuit Junior, Universidade Federal do Maranhão

Professor do Departamento de Educação II da Universidade Federal do Maranhão – UFMA, São Luís, Maranhão, Brasil; joaobatista@ufma.br. https://lattes.cnpq.br/4828197220419425. https://orcid.org/0000-0002-4432-0271

Ester Avelar dos Santos Rios Mariz, Universidade Federal do Maranhão - UFMA

[1] Advogada Seccional OAB Maranhão e Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade da Universidade Federal do Maranhão – PGCult/UFMA, São Luís, Maranhão, Brasil; avelar.mariz@hotmail.com. http://lattes.cnpq.br/3397273308623521. https://orcid.org/0009-0004-2765-6111.

Jéssica Silva Costa , Universidade Federal do Maranhão - UFMA

Pedagoga e Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade da Universidade Federal do Maranhão – PGCULT/UFMA, São Luís, Maranhão, Brasil; silva.jessica@discente.ufma.br. https://lattes.cnpq.br/3835975335681219. https://orcid.org/0009-0007-5992-3474

Odla Cristianne Patriota Albuquerque, Universidade Federal do Maranhão - UFMA

Professora do Colégio Universitário da Universidade Federal do Maranhão – COLUN/UFMA e Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade – PGCult/UFMA, São Luís, Maranhão, Brasil; odla.cpa@ufma.br. https://lattes.cnpq.br/1306845358005042. https://orcid.org/0000-0003-3096-0494.

Referências

ANGELI, P. H. de; COLODETTE, L; OLIVEIRA, P. H. S. de; SILVA, A. B. da. A Evolução Da Inteligência Artificial E A Substituição Do Trabalho Humano. Ambiente Acadêmico, Cachoeiro de Itapemirim, v. 5, n. 1, p. 7-25, jun. 2019.

BARBOSA, X. de C; BEZERRA, R. F. Breve Introdução À História Da Inteligência ArtificiaL. Jamaxi: Universidade Federal do Acre (UFAC), Acre, v. 4, n. 2, p. 90-97, 02 jun. 2020. Disponível em: https://periodicos.ufac.br/index.php/jamaxi/article/view/4730. Acesso em: 15 abr. 2024.

BROILO BARTELLE, L. A inteligência artificial e a educação superior online. Trajetória Multicursos, [S.l.], v. 14, n. 2, p. 3-17, feb. 2023. ISSN 2178-4485. Disponível em: http://sys.facos.edu.br/ojs/index.php/trajetoria/article/view/555. Acesso em: 08 jun 2024.

COSTA JÚNIOR, J. F.; LIMA, F.U. de; LEME, M. D.; MORAES, L. S.; COSTA, J. B. da; BARROS, D. M. de; SOUSA, M. A. De M. A.;OLIVEIRA, L. C. L. de. A inteligência artificial como ferramenta de apoio no ensino superior. Rebena - Revista Brasileira de Ensino e Aprendizagem, [S.l.], v. 6, p. 246–269, 2023. Disponível em: https://rebena.emnuvens.com.br/revista/article/view/111. Acesso em: 8 jun. 2024.

COSTA, R.; COSTA, A. L.; CARVALHO, A. A. Utilização do ChatGPT pelos alunos de licenciatura e CTeSP: um estudo exploratório no ensino superior. In: CARVALHO, A. A. A. et al. (org.). 6 Encontro Internacional sobre jogos e mobile learning. Coimbra: Centro de Estudos Interdisciplinares – Universidade de Coimbra, 2024. p. 130-140.

COZMAN, F. G; NERI, H. O que, afinal, é Inteligência Artificial? In: COZMAN, Fábio G; NERI, Hugo; PLONSKI, Guilherme Ari (org.). Inteligência Artificial: avanços e tendências. São Paulo: Instituto de Estudos Avançados, 2021. p. 21-29.

FERNANDES, A. B.; SANTANA, A. C. de A.; ARAÚJO, A. R. S. de; SILVA, M. V. M. da; ROJAS, J. D. S.; SANTOS, C. G. dos. Utilizando Inteligência Artificial para Reduzir a Evasão no Ensino Superior no Brasil. In: Congresso Online Nacional de Pedagogia (PEDCON). Anais. São Luís, 2024. Disponível em: https://www.academia.edu/120007091/UTILIZANDO_INTELIG%C3%8ANCIA_ARTIFICIAL_PARA_REDUZIR_A_EVAS%C3%83O_NO_ENSINO_SUPERIOR_NO_BRASIL. Acesso em: 02 jun 2024.

GALVÃO, T. F.; PEREIRA, M. G. Revisões sistemáticas da literatura: passos para sua elaboração. Epidemiol. Serv. Saúde, Brasília, v. 23, n. 1, p. 183-184, mar. 2014. Disponível em http://scielo.iec.gov.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1679-49742014000100018&lng=pt&nrm=iso. Acesso em 28 abr. 2024

NASCIMENTO, C. C.; SILVA, D. S.; BALDERRAMAS, H. A.; XAVIER, J. T. P.; VALENTE, V. C. P. N. Inteligência artificial no ensino superior: da transformação digital aos desafios da contemporaneidade. Bauru-SP: Editora e-Publicar, 2023.

PERES, F. A literacia em saúde no ChatGPT: explorando o potencial de uso de inteligência artificial para a elaboração de textos acadêmicos. Ciência & Saúde Coletiva, v. 29, e02412023, 2024. Disponível em: https://www.scielo.br/j/csc/a/mgdv7bWZ6pnjVYNfrG6HTgh/#2024. Acesso em: 5 jun. 2024.

RODRIGUES, L. Pós-Humanismo e Educação: O Potencial da Inteligência Artificial na Inclusão no Ensino Superior. Revista da UI_IP Santarém, v. 11, n. 4, p. 138-148.. 2023. Disponível em: https://revistas.rcaap.pt/uiips/article/view/35989. Acesso em: 03 jun. 2024.

RUSSEL, S.; NORVIG, P. Inteligência Artificial. 3. Ed. Tradução Regina Célia Simile. Rio de Janeiro: Campos, 2013.

SANTOS, J. C. E. Alan Turing: Cientista Universal. Braga: UMinho Editora, 2018. Disponível em: https://ebooks.uminho.pt/index.php/uminho/catalog/book/5. Acesso em: 15 abr. 2024.

SICHMAN, J. S. Inteligência Artificial e sociedade: avanços e riscos. Estudos Avançados (USP), São Paulo, v. 101, n. 35, p. 37-49, quad. 2021. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/eav/issue/view/11988. Acesso em: 15 abr. 2024.

SOUTO, R. M. A. “O Jogo da Imitação” – histórias da ciência no cinema. Belo Horizonte: Revista Pensar Educação, 2021.

Downloads

Publicado

2024-11-30