Laços pessoais entre fotógrafos publicitários em Porto Alegre: uma hipótese sobre as escolhas de colaboração profissional

Autores

  • Luiz Júnior Universidade Federal do Rio Grande do Sul https://orcid.org/0000-0001-7783-444X
  • Sandro Ruduit Garcia Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Davide Carbonai Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.23925/recape.v15i2.62125

Palavras-chave:

Colaboração profissional, Reputação profissional, Análise de redes sociais

Resumo

O artigo apresenta uma análise de redes sociais de 51 fotógrafos publicitários de Porto Alegre (RS). O intuito é explicar as preferências nas escolhas de colaboração desse grupo de profissionais. Por que um fotografo A prefere colaborar com o fotografo B em vez que o fotografo C? Explora-se as preferências individuais de colaboração profissional por meio da social network analysis. Analisa-se dois diferentes tipos de laços que relacionam os fotógrafos entre si: a reputação e a colaboração profissional. As análises sugerem que a colaboração entre fotógrafos depende do sistema de atribuições do prestígio, enquanto outras variáveis não seriam significativas.

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Publicado

2025-05-05

Edição

Seção

Artigos