Cooperativa-escola nos institutos federais:

um estudo na cooperativa-escola dos alunos do Instituto Federal do Sul de Minas Campus Machado

Autores

  • Edmilson Antonio de Paula Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP
  • Mário Smarjassi Filho Pontifícia Universidade Católica - PUC-SP

DOI:

https://doi.org/10.23925/cintec.v1i2.63055

Palavras-chave:

ensino público, institutos federais, cooperativas-escolas

Resumo

Objetivo da pesquisa: o presente estudo tem por objetivo analisar o processo de constituição, implantação e desenvolvimento das atividades operacionais da Cooperativa-Escola dos Alunos do Instituto Federal do Sul de Minas, campus Machado, para apresentar modelo de referência ao Instituto Federal de São Paulo, visando à aplicabilidade, se houver interesse.

Diagnóstico da problematização e/ou oportunidade: analisar se os estudos realizados e demonstrados são suficientes para aplicar o modelo proposto para constituição, implantação e desenvolvimento de Cooperativa-Escola.

Metodologia/abordagem: para a realização do estudo de caso, houve a necessidade de uma permissão dada pela entidade Cooperativa-Escola por meio de e-mail institucional, a qual disponibilizou documentos públicos legais tais como: Ata da Assembleia Geral Extraordinária e seu Estatuto Social e modelo de convênio de cooperação técnica, pedagógica e financeira. Na pesquisa bibliográfica e documental que dá suporte a esta análise, incluíram-se a legislação aplicável aos Institutos Federais e às Entidades Cooperativas, investigando suas regulamentações a partir das publicações oficiais.

Resultados/aplicação: os resultados do estudo de caso seguem a legislação aplicável às entidades cooperativas, a fim de que o funcionamento de uma Cooperativa-Escola esteja clara para quem se interessar por esse modelo. É demonstrado como resultado um roteiro que visa facilitar a criação deste tipo de entidade, se houver interesse.

Contribuições:  no presente estudo constam informações para a constituição, implantação e desenvolvimento de Cooperativa-Escola no Instituto Federal de São Paulo, se houver interesse por essa implantação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Referências

Agência Estadual de Notícias do Governo do Estado do Paraná. (2023). Governo propõe implementar cooperativas-escolas para potencializar colégios agrícolas. Agência Estadual de Notícias. https://www.aen.pr.gov.br/Noticia/Governo-propoe-implementar-cooperativas-escolas-para-potencializar-colegios-agricolas.

Ata de Assembleia Geral Extraordinária da Cooperativa-Escola dos Alunos do Instituto Federal do Sul de Minas, campus Machado/MG. (2017). http://www.portal.ifsuldeminas.edu.br/atas.

Beuren, I. M. (Org.) (2013). Como Elaborar Trabalhos Monográficos em Contabilidade: teoria e prática. Atlas.

Castro, D. P. de. (2008). Auditoria e controle interno na administração pública: evolução do controle interno no Brasil: do código de contabilidade de 1922 até a criação da CGU em 2003: guia para atuação das auditorias e organização dos controles internos nos Estados, Municípios e ONGs. Atlas.

Centro Paula Souza - CETEC. (n.d.). Apresentação da Cooperativa-Escola dos alunos da ETEC - Governo do Governo do Estado de São Paulo. http://www.cpscetec.com.br/cps/cetec/cooperativa.php.

Conselho Federal de Contabilidade. (2017). Norma Brasileira de Contabilidade ITG 2004 - Entidades Cooperativas. http://www2.cfc.org.br/sisweb/sre/detalhes_sre.aspex

Convênio de Cooperação Técnica, Pedagógica e Financeira nº 01/2012. Processo 23345.00055/2012-66, de 1 de março de 2012. (2012).

Lei nº 5.764, de 16 de dezembro de 1971. Define a política nacional de cooperativismo, institui o regime jurídico das sociedades cooperativas, e dá outras providências. Diário Oficial da União. Brasília, DF. http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l5764.htm.

Lei nº 11.892, de 29 de dezembro de 2008. (2008). Institui a rede federal de educação profissional, científica e tecnológica, que criou os institutos federais de educação, ciência e tecnologia, e dá outras providências. Diário Oficial da União. Brasília, DF. http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/lei/11892.htm.

Organização das Cooperativas do Estado de Minas Gerais (OCEMG). (2019). Registros dos atos constitutivos aos órgãos públicos competentes: análises dos documentos constitutivos, para a constituição de cooperativas. http://www.sistemaocemg.coop.br/servicos.

Organização das Cooperativas do Estado de Minas Gerais (OCEMG). (2019). Relatório de gestão fiscal: modelos do balanço patrimonial e da demonstração das sobras e perdas do exercício, para as cooperativas. http://www.ocemg.coop.br.

Portaria nº 4.033, de 24 de novembro de 2005. (2005). Regulamenta o funcionamento das cooperativas-escolas bem como suas relações jurídico-formais com os institutos federais de educação profissional vinculadas ao Ministério da Educação. Diário Oficial da União. Brasília, DF. http://www.diariodasleis.com.br/legislacao/federal/91553.

Portal Tributário. (2022). Carga Tributária das Cooperativas. http://www.portaltributario.com.br/artigos/cooperativas.htm.

Secretaria da Fazenda do Governo do Estado de São Paulo (SEFAZ). Consulta tributária nº 20.330, de 2 de outubro de 2019. (2019). Imunidade Tributária. http://www.legislacao.fazenda.sp.gov.br.

Secretaria da Fazenda do Governo do Estado de São Paulo (SEFAZ). (2000). Regulamento do imposto sobre à circulação de mercadorias ou prestação de serviço de transporte interestadual ou intermunicipal, ou de comunicação. Diário Oficial http://www.legislacao.fazenda.sp.gov.br.

Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE). (2022). O que é e como formar uma cooperativa? SEBRAE. http:///www.sebrae.com.br/sites/portalsebrae/artigos/artigoscooperacao.

Downloads

Publicado

2024-02-25

Como Citar

Paula, E. A. de, & Smarjassi Filho, M. (2024). Cooperativa-escola nos institutos federais: : um estudo na cooperativa-escola dos alunos do Instituto Federal do Sul de Minas Campus Machado. Revista Científica Cintec, 1(2), 105–128. https://doi.org/10.23925/cintec.v1i2.63055

Edição

Seção

Relatos Tecnológicos