Teologia a partir de Práxis de Libertação

uma releitura de José Comblin e Hugo Assmann

Autores

  • Antônio Lisboa
  • Karolayne Maria V. C. de Moraes PUCSP

DOI:

https://doi.org/10.23925/rct.i104.59928

Palavras-chave:

Prática, Ação, Libertação, Práxis, Comblin, Hugo Assmann

Resumo

O contexto latino-americano é marcado, há séculos, pela realidade de dominação e exploração dos povos mais vulneráveis. Hoje, apesar de contornos diferentes, essa problemática permanece ferindo a dignidade de muitos povos. A pergunta fundamental que devemos fazer é: como a Teologia pode ajudar a pensar criticamente essa conjuntura e desencadear um processo de emancipação dela? Um dos caminhos avistados trata-se da necessidade eminente de recuperar o sentido e o significado da ação e da prática como mediação fundamental do teologizar latino-americano, essencial para entender o que se desenhou no universo teológico como teologia da libertação e que pode contribuir muito para a vivência da fé cristã na realidade hodierna.  Pensar a ação e a prática, defendidas respectivamente por José Comblin e Hugo Assmann, corresponde a um processo de formação da consciência que permite olhar criticamente para a realidade e compreender a situação concreta de povos dominados, como o lugar referencial donde parte e para onde deve retornar à tematização crítica daquilo que se encontra, muitas vezes, num nível de semi-expressão, ou de teorização acadêmica, sem incidência na vida real e concreta dos indivíduos. Objetiva-se, portanto, com essa proposta, uma apresentação expositiva do significado teológico-existencial dos termos ação e prática segundo os respectivos autores José Comblin e Hugo Assmann, a partir de uma análise bibliográfica. Pode-se dizer, desde já, que viver a ação e a prática significa assumir a história como lugar da ação de Deus, por meio do Espírito, que age em cada um de nós e nos impele a viver uma vida de conversão e testemunho.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Antônio Lisboa

Doutor em Ciências da Religião pela Universidade Metodista de São Paulo. Professor na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP).
Contato: padre.lisboa@gmail.com

Karolayne Maria V. C. de Moraes, PUCSP

Graduada em Teologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – (PUCSP). Contato: karolaynecamargo18@gmail.com

Referências

ASSMANN, Hugo. CEBs: Quando a vivência da fé remexe o senso comum dos pobres. In: Revista Eclesiástica Brasileira, vol.46, fasc. 183. Petrópolis: Vozes, 1986, p. 561 – 568.

ASSMANN, Hugo. Reencantar a Educação: rumo à sociedade aprendente. 2. ed. Petrópolis: Vozes, 1998

ASSMANN, Hugo. Teologia desde la práxis de la liberación. 2ad., Salamanca: Sígueme, 1976.

ASSMANN, Hugo. Teologia e Ciências; Interdisciplinaridade e transdiciplinaridade. In: SUSIN, Luis Carlos. Mysterium Creationis: um olhar interdisciplinar sobre o universo. São Paulo: Paulinas, 1999, p. 85-101.

ASSMANN, Hugo; HINKELAMMERT, Franz. A Idolatria do Mercado. Petrópolis: Vozes, 1989.

ASSMANN, Hugo; SUNG, Jung Mo (2010). Deus em nós: O Reinado que acontece no amor solidário aos pobres. São Paulo: Paulus, 2010.

CHARLES, Carlos Roberto de Oliveira. Manifestações do espírito libertador no continente da esperança: uma perspectiva de José Comblin. 2011. Mestre em Teologia – Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil, 2011. Disponível em: <http://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/Busca_etds.php?strSecao=resultado&nrSeq=17349@1>. Acesso em: 10 set 2022.

COMBLIN, José. Algumas Questões a partir da Prática das Comunidades Eclesiais de Base no Nordeste. In: Revista Eclesiástica Brasileira, vol. 50, fasc. 198. Petrópolis: Vozes, 1990, p. 335 – 381.

COMBLIN, José. O Espírito Santo e a Tradição de Jesus. 1ª ed. São Paulo: Paulus, 2023.

COMBLIN, José. O Povo de Deus. São Paulo: Paulus, 2002.

COMBLIN, José. O Provisório e o Definitivo. São Paulo, Editora Herder, 1968a.

COMBLIN, José. O tempo da ação. Ensaio sobre o Espírito e a história São Paulo: Vozes, 1982.

COMBLIN, José. Os sinais dos tempos e a evangelização. São Paulo: Duas Cidades, 1968b.

COMBLIN, José. Pastoral Urbana, o dinamismo na evangelização. Petrópolis: Vozes, 2001.

SOUZA, Alzirinha Rocha de. A prática de Comblin: a Igreja do chão da realidade. Horizonte - Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião, p. 239–255, 31 Mar 2017.

SOUZA, Alzirinha Rocha de. Análise da ação humana a partir do pensamento de Comblin. Paralellus, Recife, v. 6, n. 11, Especial José Comblin, pp. 9-18, 2015.

Downloads

Publicado

2023-04-28