<strong>CURRÍCULO, CIVILIZAÇÃO E PRÁTICA PEDAGÓGICA</strong>

Autores

  • Evandro Luiz Ghedin Universidade Estadual de Roraima

Palavras-chave:

currículo, cultura, formação docente, prática pedagógica

Resumo

Este artigo discute a relação entre currículo e pratica pedagógica, especialmente considerando a mediação de um projeto de formação cultural que se dá pela mediação da pratica no contexto escolar. A questão que se busca uma resposta está centrado no seguinte problema: as práticas pedagógicas presentes nas escolas estão desenvolvendo que tipo de currículo para que tipo de civilização que se construirá em decorrência dessa formação? O objetivo da pesquisa foi investigar as relações entre as dimensões da pratica pedagógica, as concepções de docentes e gestores sobre currículo e a forma de sua operacionalização por meio do processo pedagógico escolar. A pesquisa estudou e analisou as concepções e praticas de professores e gestores sobre o currículo e suas possibilidades no cotidiano escolar. O método da investigação centrou-se em entrevistas estruturadas abertas e a analise e interpretação centrou-se na perspectiva da hermenêutica critica. A pesquisa foi concluída considerando os limites e perspectivas no processo educativo escolar sugerindo tomada de posição e decisão mais radical diante do contexto no qual nos encontramos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Evandro Luiz Ghedin, Universidade Estadual de Roraima

Professor no Curso de Pedagogia e no Mestrado em Ensino de Ciências da Universidade Estadual de Roraima (UERR). Professor no Doutorado em Educação em Ciências da Rede Amazônica de Educação em Ciencias e Matematica (REAMEC) e no Doutorado em Educação da Universidade Federal do Amazonhas (UFAM).

Downloads

Publicado

2012-12-30

Edição

Seção

Artigos