<strong>OS GÊNEROS DE TEXTO NA OBRA DE PAULO FREIRE: UM LEGADO PEDAGÓGICO E LITERÁRIO</strong>

Autores

  • Alipio Márcio Dias Casali Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Palavras-chave:

Paulo Freire, gêneros de texto, legado

Resumo

O presente texto faz uma releitura da obra de Paulo Freire do ponto de vista da sua apropriação da linguagem como educador. Destaca-se a notável variedade e a inteira pertinência no uso que faz das mais diversas linguagens para realizar a ação educativa, em teoria e prática. Enfatiza-se a familiaridade com que ele maneja quase todos os gêneros de texto, sempre visando à melhor comunicação com seu público.

Conclui-se que a obra de Freire consiste num legado não apenas pedagógico (por seu inerente conteúdo), mas também literário (por sua bem elaborada forma).

Com isso, realça-se a importância e o alcance pedagógico-político de um apropriado manejo dos gêneros textuais na teoria e na prática pedagógica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Alipio Márcio Dias Casali, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Graduado em Filosofia, Mestre em Filosofia da Educação (PUC-SP, 1979), Doutor em Educação (PUC-SP, 1989), Pós-Doutor em Educação (Universidade de Paris 8, 1995), Professor Titular do Departamento de Fundamentos da Educação da PUC-SP, atuando no Programa de Pós-Graduação em Educação da PUC-SP. Linhas de pesquisa: Currículo, Conhecimento, Cultura, Políticas Públicas.

Downloads

Publicado

2012-12-30

Edição

Seção

Artigos