ETNOGRAFIA EDUCACIONAL E ANÁLISE DE DISCURSO: UMA BRICOLAGEM METODOLÓGICA PARA PESQUISAR CURRÍCULOS

Autores

  • Maria Carolina da Silva Caldeira Centro Pedagógico da Escola de Educação Básica e Profissional da UFMG
  • Marlucy Alves Paraíso Faculdade de Educação da UFMG

Palavras-chave:

Pesquisas em currículo. Metodologias pós-críticas. Etnografia. Análise de discurso. Bricolagem.

Resumo

A etnografia educacional quando usada junto com a análise do discurso em pesquisas pós-críticas e pós-estruturalistas do currículo tem sido colocada sob rasura. Isso porque é preciso fazer escolhas cuidadosas, arranjos arriscados e recortes precisos para não fazermos junções teórico-metodológicas indefensáveis. Tendo em vista que tanto a etnografia como a análise de discurso apresentam procedimentos úteis e produtivos para a “produção de informações” e para as análises nas pesquisas curriculares que não desejamos descartar, este artigo tem como objetivo mostrar as potencialidades e os riscos da bricolagem feita com a análise de discurso de inspiração foucaultiana e a etnografia pós-moderna para investigar um currículo. Aqui discutiremos essas potencialidades e os riscos mostrando o que foi feito em uma pesquisa que investigou o currículo de uma turma de primeiro ano do ensino fundamental.  O argumento desenvolvido é o de que há procedimentos, posturas e práticas que permitem uma aproximação entre essas metodologias, ainda que, para isso, seja preciso realizar seleções e recortes e estar sempre atento/a a possíveis incongruências entre eles. Para isso, este artigo inicialmente sintetiza semelhanças e diferenças entre a etnografia e a análise de discurso. Em seguida, mostra o uso que foi feito na pesquisa realizada da descrição densa, proposta pela etnografia, e da descrição minuciosa, realizada pela análise de discurso. Por fim, discutimos a importância do “perspectivismo” e do “estranhamento de si mesmo” para realizar a bricolagem metodológica feita na investigação que dá base para este artigo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Maria Carolina da Silva Caldeira, Centro Pedagógico da Escola de Educação Básica e Profissional da UFMG

Professora do Centro Pedagógico da Escola de Educação Básica e Profissional da UFMG. Doutora em Educação pela FaE/UFMG.

Marlucy Alves Paraíso, Faculdade de Educação da UFMG

Professora Associada do Departamento de Administração Escolar e do Programa de Pós-graduação em Educação da Faculdade de Educação da UFMG; Fundadora e atual coordenadora do GECC: Grupo de Estudos e Pesquisas em Currículos e Culturas da UFMG e Pesquisadora Produtividade 1D do CNPQ.

Downloads

Publicado

2016-12-30

Edição

Seção

Artigos