A INTERPRETAÇÃO DE TEXTO DE HISTÓRIA E O DESENVOLVIMENTO DA CONSCIÊNCIA HISTÓRICA CRÍTICA DO EDUCANDO

Autores

  • Maria da Paz Cavalcante Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Palavras-chave:

Interpretação. Texto de história. Consciência histórica crítica.

Resumo

 

O presente trabalho discute sobre a interpretação de texto de história e a consciência histórica crítica. Objetiva refletir acerca de como os alunos, do 8o ano do Ensino Fundamental, apropriam-se da interpretação de um texto (escrito) de história e realizam um processo de desenvolvimento de sua consciência histórica crítica. Optou-se pela pesquisa colaborativa e se empregou como procedimentos a observação efetuada na vida real e o portfólio. Os discentes se apropriaram da interpretação de textos de história e demonstraram se encontrar em um processo de desenvolvimento de sua consciência histórica crítica. As reflexões apresentadas podem contribuir na ressignificação das atividades docente e discente no processo de ensino-aprendizagem da História.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Maria da Paz Cavalcante, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Doutorado em Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Estágio de Doutoramento na Universidade do Minho, Portugal. Professora ADJ4 no Departamento de Educação e PPGE (Mestrado em Ensino) da UERN, atuando nos seguintes temas: Formação docente e ensino-aprendizagem da História.

Downloads

Publicado

2016-12-30

Edição

Seção

Artigos