EDUCAÇÃO POPULAR E INCIDÊNCIA EM POLÍTICAS PÚBLICAS

Autores

  • Pedro de Carvalho Pontual Conselho de Educação Popular da América Latina (CEAAL).

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2017v15i1p62-81

Palavras-chave:

Educação Popular. Participação Cidadã. Políticas Públicas.

Resumo

O objetivo deste artigo é contribuir com a reflexão sobre a temática da participação cidadã e de sua incidência em políticas públicas desde a perspectiva da educação popular. Tal temática tem sido objeto de reflexão a partir de diversas práticas de educação popular na América Latina, cujo objetivo tem sido a democratização das políticas públicas e de sua gestão. Estamos confrontados com distintas práticas e discursos sobre o tema, o que nos exige explicitar o sentido, os critérios e as metodologias que orientam as práticas de educação popular nesse terreno da vida social. A metodologia utilizada foi uma revisão da bibliografia sobre o tema e em especial uma sistematização do debate que ocorre hoje na América Latina.   No âmbito do CEAAL – Conselho de Educação Popular da América Latina, tal temática é assumida como um dos eixos estratégicos de intervenção da educação popular nesse momento de tantas transformações pelas quais passam a América Latina e o mundo. Perguntas como: a que tipo de participação cidadã estamos nos referindo e qual é a direção e qualidade das práticas de incidência em políticas públicas a que nos dedicamos são algumas das preocupações que orientam nosso debate no âmbito do CEAAL sobre o papel da educação popular nesse campo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Pedro de Carvalho Pontual, Conselho de Educação Popular da América Latina (CEAAL).

Graduado em Psicologia pela PUC-SP, Mestre e Doutor em Educação pela PUC-SP, atualmente Presidente honorário do CEAAL - Conselho de Educação Popular da América Latina, professor colaborador da Ação Educativa e consultor nas temáticas de Educação e Participação Social.

Referências

ALVAREZ, Edgardo. La educación popular y las políticas públicas: reflexión em torno al desafio de la incidência política. Revista La Pirágua, Panamá, n 22, p 25-28, CEAAL,2005.

ASSMANN, Hugo. Reencantar a Educação. 2.ed. Petrópolis: Vozes, 1998.

BENEVIDES, Maria Vitória. A Cidadania Ativa. São Paulo: Editora Ática, 1991.

BOURGOS, Crespo, Carlos. El desafio de Aprender. Quito: CAFOLIS Grupo Apoyo, 2005.

CASTILLO, Adolfo; OSORIO, Jorge. Construccion de ciudadanias en América Latina: Hacia una agenda de la educación ciudadana, 1997.

DANIEL, Celso. Gestão Local e Participação da Sociedade. São Paulo: Revista Polis: Participação Popular nos Governos Locais. São Paulo, n. 14, p. 21-42, 1994.

DOWBOR, Ladislau. A Reprodução Social: propostas para uma gestão descentralizada. Petrópolis:Vozes, 1998.

FREIRE, Paulo. In: Fórum de Participação Popular das Administrações Municipais: Poder local, participação popular e construção da cidadania. s/l., 1995.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Esperança. São Paulo: Paz e Terra, 1992a.

__________. Educação Permanente e as Cidades Educativas: Política e Educação. São Paulo: Cortez, 1992b.

LEIS, Raúl. Incidencia politica y cidadania activa. Revista La Pirágua, Panamá, n. 22, p. 12-18, CEAAL, 2005.

MARQUES, Mário Osório. Aprendizagem na mediação social do aprendido e da docência. Rio Grade do Sul: Unijuí, 1995.

PENA-VEGA, Alfredo; ALMEIDA R. S. Cleide; PETRAGLIA, Izabel. Edgar Morin: Ética, Cultura e Educação São Paulo. Cortez, 2001.

REDE DE EDUCAÇÃO CIDADÃ. Equipe do Talher Nacional. Educação Popular como Política Pública. Texto para debate. Brasília, 2008, Mimeografado.

WOLA - Programa Centro Americano de Capacitação em Incidência. Manual Básico para la Incidência Política, Oficina en Washington para la Incidencia Politica, 2002, p. 6-7, pdf.

Downloads

Publicado

2017-03-31

Edição

Seção

Artigos