E agora, como fica?

Reflexões sobre a Geografia do Ensino Médio na Base Nacional Comum Curricular (BNCC)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2022v20i3p1392-1414

Palavras-chave:

currículo, formação integral e humana, ensino médio, Base Nacional Comum Curricular

Resumo

O presente texto trata de uma pesquisa bibliográfica-documental com enfoque na análise da BNCC do Ensino Médio. Objetiva apontar algumas reflexões e problematizar a disciplina de Geografia no Ensino Médio a partir da proposta da BNCC de 2018. Traz como questão emblemática a forma reducionista como a BNCC trata o campo da Geografia, tornando essa área de conhecimento difusa entre outras, no grande espectro das Ciências Humanas e Sociais Aplicadas e suas Tecnologias. Problematiza o conjunto de conceitos, conteúdos, habilidades e competências proposto no texto da BNCC que visa a preparação do estudante para o mercado de trabalho, empobrecendo, desse modo, sua formação e seu desenvolvimento integral. Nesse sentido, a Geografia, como ciência que tem o papel de desenvolver o pensamento e o raciocínio espacial, foi um dos componentes curriculares que perdeu seu protagonismo e o caráter científico, com o esvaziamento dos conteúdos e conceitos fundantes do conhecimento geográfico.

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Biografia do Autor

Luiz Martins Junior, UDESC

Doutor em Educação (UDESC), Mestre em Geografia (UFSC), Licenciado em Geografia (UNIVILLE)  e Licenciado em Pedagogia (UNINTER). Membro do Grupo de pesquisa LEPEGEO - UDESC/FAED. Coordenador do Curso Técnico em Portos (Educação Básica).

Rosa Elisabete Militz Wypyczynski Martins, UDESC

Doutorado em Geografia/UFRGS; Mestrado em Geografia/UPF; Graduação em Geografia/UNIJIU. Professora do Departamento de Geografia da Universidade do Estado de Santa Catarina - FAED/UDESC; professora do PPGE FAED/UDESC; Coordenadora do LEPEGEO; Coordenadora do grupo de pesquisa CNPQ – Ensino de Geografia e Diferentes Linguagens.

Julice Dias, UDESC

Doutorado em Educação/PUC/SP.; Mestrado em Educação/UNIVALI.; Graduação em Pedagogia/FURB. Docente no curso de Pedagogia da Universidade do Estado de Santa Catarina  - UDESC/FAED e Docente no programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC/FAED.

 

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Publicado

2022-09-30

Edição

Seção

Artigos