Currículo e Formação Humana

Dilemas da Sociedade Contemporânea

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2023v21e55064

Palavras-chave:

formação humana; currículo; projeto social; projeto democrático; diferença.

Resumo

O artigo tem como objetivo compreender a relação entre currículo e formação humana no contexto da contemporaneidade e identificar suas consequências no processo formativo. Para tanto utiliza-se como metodologia a abordagem qualitativa e pesquisa bibliográfica, tendo como parâmetro os pressupostos do materialismo histórico-dialético. Ao término do estudo constatou-se a necessidade de pensar a organização curricular tendo como parâmetro a formação humana baseada nos princípios da ontologia do ser social em sua totalidade

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Biografia do Autor

Adriana Regina de Jesus Santos, Universidade Estadual de Londrina

Doutora em Educação pela PUC-São Paulo. Pós-doutorado em Educação pela Universidade Federal Fluminense. Docente do curso de Graduação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Londrina. Líder do grupo de estudo e pesquisa: Currículo, Formação e Trabalho Docente.

Cezar Bueno de Lima, Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Doutor em Ciências Sociais pela PUC-SP. Docente do Curso de Graduação em Ciências Sociais e do Programa de Pós-Graduação (Mestrado) em Direitos Humanos e Políticas Púbicas da PUC-PR. Bolsista Produtividade em Pesquisa CNPq (2022-2025).

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Publicado

2023-07-14

Edição

Seção

Artigos