Arquivamento e arquivização de imagens poéticas de docência no arquivo do projeto objetos de pensar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2023v21e55306

Palavras-chave:

imagem poética de docência; objetos de pensar; arquivo; arquivamento; arquivização.

Resumo

Este artigo, que conta com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), toma a docência como imagem poética para distanciar-se de uma imagem dogmática. Pergunta-se: de que modos produzimos imagens sobre a docência? O objetivo é arquivizar imagens de docência a partir do arquivo do Projeto de Pesquisa Objetos de Pensar, criado pelo Grupo de Pesquisa Currículo, Espaço, Movimento. Para abordar a noção de imagem poética e imagem dogmática de pensamento, aproxima-se de Octávio Paz (2012) e Gilles Deleuze (2006). Como método, utiliza o arquivo em Foucault (2008) e, como procedimentos, o arquivamento e a arquivização, de Aquino e Val (2018). O movimento de arquivização permitiu a multiplicação das imagens em cerca de 150 ditos e aproximadamente 40 discursos-imagens diferentes de docência.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Inauã Weirich Ribeiro, Universidade do Vale do Taquari (Univates)

Doutoranda no PPGEnsino na Universidade do Vale do Taquari - Univates. Bolsista Integral PROSUC/CAPES junto ao Grupo de Pesquisa Currículo, Espaço, Movimento (CEM/CNPq).

Jeferson Cristian Zick Camargo, Universidade do Vale do Taquari

Graduando no curso de Psicologia pela Universidade do Taquari - Univates. Bolsista de Iniciação Científica junto ao Grupo de Pesquisa Currículo, Espaço, Movimento pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq.

Angélica Vier Munhoz, Universidade do Vale do Taquari (Univates)

Doutora em Educação. Professora Titular na Universidade do Vale do Taquari – Univates, atuando nos cursos de graduação e no Programa de Pós-graduação – Mestrado e Doutorado em Ensino. Líder do Grupo de Pesquisa Curriculo, Espaço, Movimentos. 

Referências

AQUINO, Julio G.; VAL, Gisela do. Uma ideia de arquivo: contributos para a pesquisa educacional. Pedagogía y Saberes, 49, p. 41-53, 2018. Disponível em: http://www.scielo.org.co/pdf/pys/n49/0121-2494-pys-49-00041.pdf. Acesso em: 27 jan. 2021.

BAVARESCO, Gabriel. A artista está presente. In: MUNHOZ, Angélica Vier et al. (Orgs.). Objetos de Pensar: exercícios para a docência. Lajeado: Lajeado, 2020. p. 18-20. Disponível em: https://www.univates.br/editora-univates/media/publicacoes/316/pdf_316.pdf. Acesso em: 21 jun. 2021.

DELEUZE, Gilles. Diferença e Repetição. Rio de Janeiro: Graal, 2006.

FISCHER, Deborah Vier; LOPONTE, Luciana Gruppelli. Modos de habitar a escola: o que somos capazes de inventar? Educação, Santa Maria, v. 45, 2020. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/view/35041. Acesso em: 15 nov. 2020.

FOUCAULT, Michel. A arqueologia do saber. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2008.

MUNHOZ, Angélica Vier. Imagens de um Pensamento-Dança. Caderno Pedagógico, Lajeado, v. 8, n. 1, p. 23-30, 2011. Disponível em: http://www.univates.br/revistas/index.php/cadped/article/view/826/815. Acesso em: 10 nov. 2020.

MUNHOZ, Angélica Vier; ZANOTTELI, Alissara; ROOS, Bibiana Munhoz. Das Imagens que Habitam o Pensamento. Educação: Teoria e Prática, Rio Claro - SP, v. 28, n. 59, p. 682-698, 2018. Disponível em: https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/13162/8708. Acesso em: 08 nov. 2020.

NIETZSCHE, Friedrich. Além do bem e do mal: prelúdio a uma filosofia do futuro. Tradução, notas e posfácio Paulo César de Souza. – São Paulo: Companhia das Letras, 1992.

NIETZSCHE, Friedrich. Assim falava Zaratustra: um livro para todos e para ninguém. São Paulo: Companhia das Letras, 2011.

PAZ, Octavio. A imagem. In: PAZ, Octavio. O Arco e a Lira. São Paulo: Cosac Naify, 2012.

PEDERIVA, Bianca Isabel. Justiça docente. In: MUNHOZ, Angélica Vier et al. (Orgs.). Objetos de Pensar: exercícios para a docência. Lajeado: Lajeado, 2020. p. 54-55. Disponível em: https://www.univates.br/editora-univates/media/publicacoes/316/pdf_316.pdf. Acesso em: 21 jun. 2021.

SCHWERTNER, Suzana Feldens. Os jovens e as funções da escola: uma matéria epistolar. In: MUNHOZ, Angélica Vier et al. (Orgs.). Objetos de Pensar: exercícios para a docência. Lajeado: Lajeado, 2020. p. 57. Disponível em: https://www.univates.br/editora-univates/media/publicacoes/316/pdf_316.pdf. Acesso em: 21 jun. 2021.

Downloads

Publicado

2023-03-30

Edição

Seção

Artigos