Vidas projetadas e currículos neoliberais

modos de subjetivação nos livros didáticos de Projeto de Vida

Autores

  • Ana Gabriela da Silva Vieira Universidade Federal de Pelotas (UFPel)
  • Juliana Lazzaretti Segat Universidade Federal de Pelotas (UFPel)
  • Marcio Rodrigo Vale Caetano Universidade Federal de Pelotas (UFPel)

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2025v23e69621

Palavras-chave:

neoliberalismo, projeto de vida, material didático, currículos, modos de subjetivação

Resumo

Neste artigo, propõe-se a refletir sobre os modos de subjetivação que funcionam nos discursos dos livros didáticos de Projeto de Vida, a partir dos quais podem constituir-se modos de ser atrelados ao avanço de uma razão neoliberal nos currículos. Em um primeiro momento, traça-se um referencial teórico que articula diálogos sobre os impactos do neoliberalismo e da teoria do capital humano na educação, a partir de Foucault e Laval. Em seguida, com base nesse referencial, seis materiais didáticos do componente curricular Projeto de Vida, editados pela Editora Moderna, são objeto das análises. Como resultado, observa-se que os modos de subjetivação em funcionamento nos discursos conduzem a formas de ser sujeito empreendedor de si, disposto a atualizar-se constantemente, a saber reconhecer suas habilidades e seus saberes e a mobilizá-los de acordo com as necessidades do mercado de trabalho.

 

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Biografia do Autor

Ana Gabriela da Silva Vieira, Universidade Federal de Pelotas (UFPel)

Doutora em Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPel. Licenciado em História pela Universidade Federal de Pelotas e Mestre em Educação pela mesma instituição. Atua como Professora de História na Prefeitura Municipal de Pelotas.

Juliana Lazzaretti Segat, Universidade Federal de Pelotas (UFPel)

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Pelotas.

Marcio Rodrigo Vale Caetano, Universidade Federal de Pelotas (UFPel)

Docente da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), atua no Departamento de Ensino e no momento é coordenador do Programa de Pós-graduação em Educação. É líder do Grupo de Pesquisa Políticas dos Corpos, Cotidianos e Currículos (POCs-UFPel) e Coordenador do Museu João Antônio Mascarenhas (UFPel, UFES & Grupo Arco-Íris-RJ). 

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Publicado

2025-07-08

Edição

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Edição Temática ABdC 2025 “Subjetividades e subjetivações ..."