AVALIATIVIDADE VERBAL E VISUAL EM TEXTOS QUE DIVULGAM PESQUISAS DE OPINIÃO PÚBLICA

Autores

Palavras-chave:

Avaliatividade. Multimodalidade. Opinião pública. Textos de divulgação

Resumo

Objetivamos investigar posicionamentos avaliativos em textos multimodais que congregam linguagem verbal e visual técnica. Com base nos sistemas de Avaliatividade verbal (Martin & White, 2005) e visual (Economou, 2009), analisamos 14 textos que divulgam pesquisas de opinião pública. Os resultados revelam que a estrutura das pesquisas é perpassada pelo fechamento dialógico e pelo direcionamento da manifestação avaliativa. Imagens técnicas apresentam a gradação (principalmente de força) como sinal avaliativo inerente. O engajamento é marca recorrentemente inscrita, via seleção de cores, inserção de dados intertextuais, destaques, comparações de dados e arranjo do texto. Os posicionamentos avaliativos evocados são condicionados ao contexto de recepção (nível de leitura, percepção do assunto, p. ex.) e às conduções interpretativas inscritas pela equipe editorial. Sendo assim, da coleta à divulgação, a opinião pública é sutilmente construída, e a Avaliatividade tem papel essencial nesse processo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cristiane Salete Florek, Universidade Federal de Santa Maria

Possui graduação em Letras pela Universidade Federal de Pelotas (2008), Mestrado (2015) e Doutorado (2018) em Letras (ênfase Estudos Linguísticos) pela Universidade Federal de Santa Maria. Atuou como professora substituta do Departamento de Comunicação Social (UFSM-FW) entre 2015-2016. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Linguística Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: Análise Crítica de Gênero, Análise do Discurso Multimodal, Multiletramentos,Gêneros acadêmmicos. O foco de estudo do doutorado foi o resumo acadêmicoa gráfico (graphical abstracts) de Química e Engenharias. Atualmente, realiza pós-doutorado na Universidade Federal de Santa Maria.

Sara Regina Scotta Cabral, Universidade Federal de Santa Maria

Possui Mestrado (2002) e Doutorado em Letras pela Universidade Federal de Santa Maria (2007). Realizou pós-doutoramento na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, sob a supervisão da Profa. Dra. Leila Barbara, abordando os processos verbais no discurso jornalístico. Faz parte do Grupo do CNPq SAL (Sistêmica, Ambientes e Linguagens), da Linha de Pesquisa Linguagem no Contexto Social (UFSM) e do Grupo de Estudos em Linguística Funcional (UFOP). É membro a Associação de Linguística Sistêmico-Funcional da América Latina (ALSFAL). Atualmente é Professor Associado II da Universidade Federal de Santa Maria, onde atua em cursos de graduação e de pós-graduação. Suas pesquisas envolvem Linguística Aplicada aos Estudos da Linguagem com foco em Língua Portuguesa na perspectiva da Linguística Sistêmico-Funcional e do Sistema de Avaliatividade, com especial atenção para o tratamento dos dados utilizando a Linguística de Corpus.

Publicado

2022-02-25

Como Citar

Florek, C. S., & Scotta Cabral, S. R. (2022). AVALIATIVIDADE VERBAL E VISUAL EM TEXTOS QUE DIVULGAM PESQUISAS DE OPINIÃO PÚBLICA. DELTA: Documentação E Estudos Em Linguística Teórica E Aplicada, 37(2). Recuperado de https://revistas-anterior.pucsp.br/index.php/delta/article/view/49165

Edição

Seção

Artigos