Impactos do ensino remoto emergencial no curso de graduação em Fonoaudiologia
percepções de docentes e discentes
DOI:
https://doi.org/10.23925/2176-2724.2025v37i2e70431Palavras-chave:
Ensino a Distância, COVID-19, FonoaudiologiaResumo
Introdução: A pandemia de COVID-19 impôs o ensino remoto, afetando a educação superior. Este estudo analisou seus impactos na qualidade de vida e no desempenho acadêmico de discentes e docentes de um curso de Fonoaudiologia em uma instituição pública durante o isolamento social. Método: Estudo retrospectivo, descritivo e de corte transversal, com aplicação de questionários online a 112 discentes e 30 docentes. Os dados foram analisados por meio de estatística descritiva e análise temática, os temas identificados foram: desafios tecnológicos, impactos na saúde mental e adaptação ao ensino remoto. Resultados: Antes da pandemia, 67,86% dos discentes e 60% dos docentes já utilizavam tecnologias, com aumento do uso de Google Classroom e Google Meet no isolamento. Quanto à saúde mental, 91,07% dos discentes e 76,67% dos docentes relataram impacto negativo na organização e produtividade, com ansiedade, estresse e cansaço frequentes. No ensino, 70% dos docentes adotaram aulas síncronas, 83,3% aplicaram avaliações, e 86,67% conseguiram oferecer o conteúdo teórico parcial ou integralmente. A frequência discente nas aulas variou entre 75% e 100%. Discussão: Os resultados destacam a necessidade de investimentos em formação tecnológica, suporte emocional e estratégias pedagógicas em casos de isolamento social como o ocorrido na pandemia da COVID-19. A atuação dos monitores e o uso de metodologias ativas foram essenciais para o engajamento estudantil nas aulas. Conclusão: O estudo revelou a importância de políticas educacionais que priorizem interação, engajamento e humanização. A experiência pandêmica pode impulsionar uma educação mais inclusiva e adaptável ao século XXI.
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