Modelagem matemática em uma perspectiva sociocrítica:sobre a produção de discussões reflexivas

Autores

  • Marluce Alves dos Santos Universidade do Estado da Bahia

Palavras-chave:

modelagem matemática, perspectiva sociocrítica, discussões Reflexivas.

Resumo

Este artigo tem como objetivo apresentar uma análise sobre a produção de discussões reflexivas em um ambiente de Modelagem Matemática. Para este fim, discuto sobre a Modelagem Matemática como ambiente de aprendizagem em uma perspectiva sócio-crítica. A pesquisa1 foi de natureza qualitativa e teve como contexto um grupo de alunos do ensino fundamental da sala de aula de uma professora de matemática em um Município da Bahia. A coleta de dados ocorreu através da observação, a qual foi registrada através da filmagem. Os resultados apontam para a oportunidade e a produção de discussões reflexivas quando os alunos discutem sobre a influência dos critérios a serem considerados na abordagem da situação-problema e quando comparam os resultados obtidos. Palavras-chave: modelagem matemática; perspectiva sociocrítica; discussões Reflexivas. Abstract In this paper I analyse the production of reflective discussions in a Mathematical Modeling environment, through a sociocritical perspective. Both the aims of the teacher in developing a Mathematical Modeling activity and the discussions which are encouraged in this environment are discussed. The research was qualitative and its context was a class of elementary school students taught by a Mathematics teacher in a small city of the state of Bahia, Brazil. Data collection wascarried out through observation, as well as recorded by filming. Results suggest the opportunity of producing reflective discussions. Keywords: Mathematical Modeling, sociocritical perspective, reflective discussions.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Marluce Alves dos Santos, Universidade do Estado da Bahia

Mestre em Ensino, Filosofia e História das Ciências pela UFBA/UEFS, na linha de pesquisa de Ensino de CIências e formação de professores. Especialista em Educação Matemática pela UCSAL- Ba. Licenciada em matemática pela UNEB-Ba. Atuo como professora visitante na Universidade do Estado da Bahia no departamento de Educação- no curso de Pedagogia com a disciplina de Metodologia do Ensino da Matemática e no departamento de Ciências no curso de licenciatura de matemática nas disciplinas de Didática da Matemática e Seminários Temáticos.

Downloads

Publicado

2009-03-06

Como Citar

SANTOS, M. A. dos. Modelagem matemática em uma perspectiva sociocrítica:sobre a produção de discussões reflexivas. Educação Matemática Pesquisa Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática, São Paulo, v. 10, n. 2, 2009. Disponível em: https://revistas-anterior.pucsp.br/index.php/emp/article/view/1018. Acesso em: 22 dez. 2025.

Edição

Seção

Artigos