Concepção de não neutralidade dos modelos matemáticos: uma experiência no ensino médio<br>Conception of non-neutrality of the mathematical models: an experience in high school

Auteurs

  • Thiago Brañas de Melo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, campus São Gonçalo
  • Alvaro Chrispino CEFET/RJ

Mots-clés :

Educação Matemática Crítica, Enfoque CTS, Modelagem Matemática no Ensino Médio.

Résumé

Este artigo é fruto de uma pesquisa de mestrado defendida no PPCTE do CEFET/RJ. O objetivo desta pesquisa foi identificar possibilidades de atividades no Ensino Médio a fim de contribuir para a concepção de não neutralidade dos modelos matemáticos. Fez-se uma revisão teórica a respeito desta concepção, em especial, seguindo as reflexões da Educação Matemática Crítica e do enfoque CTS. A pesquisa se caracterizou por ser qualitativa e um estudo de caso baseado nos materiais desenvolvidos por alunos de um Instituto Federal localizado no Rio de Janeiro. Descreve-se a pesquisa em dois momentos – o processo de modelagem matemática e as questões sociopolíticas. Conclui-se a possibilidade de mudança de concepção dos alunos para a de não neutralidade dos modelos matemáticos, apesar de paulatina.

Abstract.

This article is the result of Master’s Course research proposed at the PPCTE at CEFET/RJ. The aim of this research was to identify possibilities for high school activities in order to contribute to the design of non-neutrality of mathematical models. We have done a theoretical review concerning this design, especially according to the considerations of the Critical Mathematical Education and the CTS view. The research was characterized as a qualitative case study based on materials devised by students at a Federal Institution located in Rio de Janeiro. The research is described in two different sections: the process of mathematical modeling and sociopolitical issues. We have come to the conclusion that the possibility of changing the design suggested by the students to the non-neutrality of the mathematical models, although gradual.

 

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Thiago Brañas de Melo, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, campus São Gonçalo

Possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal de Viçosa (2007) e mestrado em Ciência, Tecnologia e Educação pelo Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (2012). Atualmente é professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, campus São Gonçalo. Tem experiência na área de Educação Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Matemática Crítica, Prática docente e Saberes discentes, Modelagem Matemática no Ensino e Enfoque Ciência-Tecnologia-Sociedade.

Alvaro Chrispino, CEFET/RJ

Alvaro Chrispino é Doutor (2001) e Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Possui Pós-doutorado em Administração Pública pela FGV/EBAPE. É Diretor de Gestão Estratégica do CEFET/RJ-Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca e Professor dos Programas de Mestrado e de Química no Ensino Médio. Possui livros e artigos em periódicos especializados na área de Educação, com ênfase em Políticas Públicas e Ensino de Química/Ciências. Atualmente participa de 2 projetos de pesquisa internacionais e é lider de grupo de pesquisa/CNPq CTS e Educação. As áreas de sua produção: políticas públicas e gestão de sistemas educacionais, ensino de química/ciências, CTS-ciência-tecnologia-sociedade e mediação de conflitos. É Fellow da IUPAC - International Union Pure and Apllied Chemistry e Vice-Presidente e Diretor de Educação da ABQ Nacional. Ocupou diversas funções públicas, entre elas a de Subsecretário Municipal de Educação do Rio de Janeiro (2009), Subsecretário de Estado de Educação do Distrito Federal (2007) e do Estado do Rio de Janeiro (1997/98) e Diretor Científico do CECIERJ (1995/1996). É Editor Associado da revista ENSAIO: Avaliação e Políticas Públicas em Educação (QUALIS A), membro de conselhos consultivos/editoriais e consultor ad hoc de diversos periódicos na área da Educação e do Ensino de Química/Ciências.

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2013-05-02

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MELO, T. B. de; CHRISPINO, A. Concepção de não neutralidade dos modelos matemáticos: uma experiência no ensino médio&lt;br&gt;Conception of non-neutrality of the mathematical models: an experience in high school. Educação Matemática Pesquisa, São Paulo, v. 15, n. 1, 2013. Disponível em: https://revistas-anterior.pucsp.br/index.php/emp/article/view/10783. Acesso em: 25 déc. 2025.

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