REFLEXÕES ACERCA DA TECNOLOGIA E SUA INSERÇÃO NA PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA<br>REFLECTIONS ABOUT THE TECHNOLOGY AND ITS INSERTION IN THE RESEARCH IN MATHEMATICS EDUCATION

Autores

  • Gerson Pastre de Oliveira PUC-SP
  • Mariana Dias Gonçalves PUC-SP
  • Celso Marquetti PUC-SP

Palavras-chave:

tecnologias e Educação Matemática, fluência tecnológica, seres-humanos-com-mídias

Resumo

Este texto discorre sobre o papel das tecnologias na construção do conhecimento matemático a partir de estratégias didáticas que permitam o emprego da visualização, da experimentação e do dinamismo como elementos fundamentais de uma configuração na qual pessoas e mídias não são vistas separadamente. Entre os conceitos destacados, constam as asserções filosóficas de Lévy (1993) sobre as tecnologias intelectuais, que serviram de base, por sua vez, em conjunto com a perspectiva de reorganização do pensamento de Tikhomirov (1981), para o constructo seres-humanos-com-mídias e para a proposta que trata da fluência para uso de interfaces digitais em processos de ensino ou de aprendizagem de Matemática.  

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Downloads

Publicado

2015-11-26

Como Citar

OLIVEIRA, G. P. de; GONÇALVES, M. D.; MARQUETTI, C. REFLEXÕES ACERCA DA TECNOLOGIA E SUA INSERÇÃO NA PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA&lt;br&gt;REFLECTIONS ABOUT THE TECHNOLOGY AND ITS INSERTION IN THE RESEARCH IN MATHEMATICS EDUCATION. Educação Matemática Pesquisa Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática, São Paulo, v. 17, n. 3, p. 472–489, 2015. Disponível em: https://revistas-anterior.pucsp.br/index.php/emp/article/view/25665. Acesso em: 23 dez. 2025.