Aprendizagem baseada em problemas no ensino de estatística

uma análise comparativa e reflexiva

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1983-3156.2024v26i2p209-228

Palavras-chave:

Metodologia ativa, Aprendizagem baseada em problemas, Ensino tradicional, Ensino de estatística

Resumo

O presente artigo tem como objetivo fazer faz uma análise comparativa da metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Problemas com o Método Tradicional de Ensino, como uma alternativa para o ensino de Estatística. Este ensaio teórico foi realizado para discutir as características da Aprendizagem Baseada em Problemas para o ensino de Estatística, bem como as vantagens em relação ao Método Tradicional de ensino. A utilização de metodologias ativas, particularmente a aqui adotada, pode atingir os objetivos educacionais e capacitar os estudantes para as demandas e mudanças da sociedade contemporânea. Isso se deve ao fato de que, ao investigar e resolver problemas da metodologia de ensino Aprendizagem Baseada em Problemas, os alunos podem desenvolver competências e habilidades sociais, tornando-se agentes ativos de sua aprendizagem. Sendo assim, a metodologia de ensino ABP pode oferecer benefícios significativos para a Educação Estatística. Ao promover uma aprendizagem ativa, desenvolver competências cognitivas, integrar teoria e prática, capacitar para a cidadania e oferecer diretrizes práticas, a metodologia de ensino ABP pode transformar a forma como a Estatística é ensinada e aprendida, preparando os estudantes para os desafios da sociedade contemporânea.

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Biografia do Autor

Mateus Augusto Ferreira Garcia Domingues, UTFPR

Doutorando do programa de Ensino de Ciência e Tecnologia - PPGECT

Guataçara dos Santos Junior , Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR

Possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (1993), Mestrado em Ciências Geodésicas pela Universidade Federal do Paraná (2001) e Doutorado em Ciências Geodésicas pela Universidade Federal do Paraná (2005). Atualmente é professor na Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Câmpus Ponta Grossa. Atua na Graduação com a disciplina Probabilidade e Estatística para cursos de Engenharia. Também atua na pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia, cursos de mestrado e doutorado, onde orienta e trabalha com a disciplina Tópicos de Estatística Aplicada.

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Publicado

2024-09-01

Como Citar

DOMINGUES, M. A. F. G.; SANTOS JUNIOR , G. dos . Aprendizagem baseada em problemas no ensino de estatística: uma análise comparativa e reflexiva. Educação Matemática Pesquisa Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática, São Paulo, v. 26, n. 2, p. 209–228, 2024. DOI: 10.23925/1983-3156.2024v26i2p209-228. Disponível em: https://revistas-anterior.pucsp.br/index.php/emp/article/view/67165. Acesso em: 24 dez. 2025.