O conhecimento especializado do professor que ensina matemática de futuros docentes dos anos iniciais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1983-3156.2025v27i1p276-311

Palavras-chave:

Conhecimento especializado do professor de matemática, Professores que ensinam matemática, Ensino-aprendizagem, Licenciatura em pedagogia

Resumo

O objetivo desta pesquisa é analisar indícios do Conhecimento Especializado do Professor que ensina Matemática de futuros docentes dos anos iniciais. Pautada em uma perspectiva empírica, qualitativa e descritiva, desenvolvemos uma pesquisa com 6 estudantes do curso de Licenciatura em Pedagogia de uma universidade pública do noroeste do Paraná. Nossos principais resultados revelam que os participantes da pesquisa apresentam indícios de possuir o Conhecimento de Características da Aprendizagem Matemática, uma vez que, identificaram as facilidades e dificuldades do processo da divisão. A respeito do Conhecimento de Ensino da Matemática, mostraram-se eficientes em apontar como utilizar os materiais e recursos didáticos para melhorar o ensino da Matemática, embora não tenham explicado as suas limitações. Quanto ao Conhecimento dos Padrões de Aprendizagem Matemática, apenas um terço soube relacionar a habilidade matemática que trata da ideia de igualdade para as sentenças de adição e subtração de dois números naturais à sua unidade temática. No Conhecimento de Tópicos, não apresentaram indícios, uma vez que não explicaram a divisibilidade nem a possibilidade de utilizar o método da decomposição. No Conhecimento da Estrutura da Matemática, demonstram compreender o processo de simplificação de frações. Por fim, os estudantes evidenciaram ter indícios do Conhecimento da Prática Matemática ao reconhecerem a equivalência entre duas frações. Os resultados apontam para a necessidade de aprimoramento na formação matemática dos pedagogos, especialmente no que tange à compreensão das limitações dos recursos didáticos, no sequenciamento didático e no conhecimento dos procedimentos e regras matemáticas.

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Biografia do Autor

Bruna Carolina Mascotte, Universidade Estadual do Paraná

Graduada em Licenciatura em Matemática

Luiz Otávio Rodrigues Mendes, Universidade Estadual de Maringá

Doutor em Educação para a Ciência e a Matemática

João Alessandro da Luz, Universidade Estadual de Maringá

Doutor em Educação para a Ciência e a Matemática

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Publicado

2025-04-30

Como Citar

MASCOTTE, B. C.; MENDES, L. O. R.; LUZ, J. A. da. O conhecimento especializado do professor que ensina matemática de futuros docentes dos anos iniciais. Educação Matemática Pesquisa Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática, São Paulo, v. 27, n. 1, p. 276–311, 2025. DOI: 10.23925/1983-3156.2025v27i1p276-311. Disponível em: https://revistas-anterior.pucsp.br/index.php/emp/article/view/69864. Acesso em: 22 dez. 2025.