1968 e a multidão como massa: televisão e imagens políticas da memória e do esquecimento

Autores

  • Marialva Carlos Barbosa Universidade Federal do Rio de Janeiro Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura.

Palavras-chave:

Televisão, Multidão, Passeata dos Cem Mil

Resumo

O artigo analisa as imagens produzidas pela televisão acerca do movimento de 1968, no Brasil, tomando como material empírico privilegiado as emissões produzidas pela TV Tupi do Rio de Janeiro, sobretudo a Passeata dos Cem Mil, realizada no Rio de Janeiro em 26 de junho de 1968. Antes reflete sobre a construção histórica da ideia de multidão no Brasil, para em seguida mostrar como a televisão é o lugar de visibilidade para a apresentação da multidão como imagem síntese do século XX.

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Biografia do Autor

Marialva Carlos Barbosa, Universidade Federal do Rio de Janeiro Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura.

Professora Titular da Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Professora do Programa de Pós-Graduação de Comunicação e Cultura da UFRJ. Vice-presidente da INTERCOM. Pesquisadora 1D do CNPq.

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Publicado

2015-05-10

Edição

Seção

Artigos | Articles