Alejandra Pizarnik e a Condessa Sangrenta: uma análise do simbólico nas ilustrações góticas de Santiago Caruso

Autores

  • Emilio Soares Ribeiro Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, UERN

Palavras-chave:

Santiago Caruso, Alejandra Pizarnik, símbolos góticos, ilustração.

Resumo

O presente trabalho se volta para a análise das representações imagéticas que o ilustrador Santiago Caruso faz dos símbolos góticos da obra A Condessa Sangrenta, da escritora Alejandra Pizarnik. Considerando a importância de se analisar as peculiaridades das linguagens envolvidas e como se relacionam na construção dos signi cados da obra em estudo, investigamos como Caruso, utilizando técnicas que incluem o esgrafiado, representou os símbolos da morte, do sangue, do espelho e do vermelho, que interagem no conto para conferir-lhe um caráter gótico.

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Biografia do Autor

Emilio Soares Ribeiro, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, UERN

Emilio Soares Ribeiro é formado em Letras, com habilitação em Português e Inglês, pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), Mestre em Linguística Aplicada pela própria UECE e Doutorando em Estudos Linguísticos pela UNESP, campus de São José do Rio Preto, SP. Atualmente é Professor Assistente do Departamento de Letras Estrangeiras da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), campus Central, em Mossoró. É membro do Grupo de Estudos de Tradução (GET) da UERN, pesquisador e autor de artigos científicos sobre a semiótica americana, em especial. Seu interesse de estudo inclui tradução, ensino de línguas, semiótica, a relação cinema-literatura e literatura de língua inglesa, principalmente a literatura gótica.

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Publicado

2015-11-12

Edição

Seção

Artigos | Articles