#u2youtube e a performance mediada por computador

Autores

  • Simone Maria Andrade Pereira de Sá Universidade Federal Fluminense
  • Ariane Diniz Holzbach Universidade Federal Fluminense

Palavras-chave:

U2, YouTube, Twitter, performance, social networks

Resumo

Partindo da premissa de que a noção de performance musical é central para a experiência de fruição da música pop, interessa-nos discutir o papel das plataformas YouTube e Twitter na reconfiguração desta experiência. Para tanto, o trabalho aborda o evento da transmissão do show do U2 no YouTube, que atingiu o maior público de acesso simultâneo ao canal; e sua repercussão em tempo real no Twitter – buscando assim explorar a noção de performance mediada por computador. Para tanto, primeiramente, debatemos a noção de performance a partir do argumento de Simon Frith, estendendo a discussão para aspectos não contemplados pelo autor, tais como o papel central das mediações tecnológicas neste processo. E a seguir, discutimos as características das plataformas YouTube e Twitter, articulando-as à discussão em torno da reconfiguração do papel da audiência a partir da cultura participativa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Simone Maria Andrade Pereira de Sá, Universidade Federal Fluminense

Professora adjunta da Universidade Federal Fluminense - curso de Estudos de Mídia e Programa de Pós-Graduação em Comunicação. Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1984), mestrado em Comunicação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1991); doutorado em Comunicação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1996) e pós-doutorado cursado na McGill University, Montreal (2008), Canadá.

Ariane Diniz Holzbach, Universidade Federal Fluminense

Doutoranda e Mestre em Comunicação pela Universidade Federal Fluminense. Graduada em Comunicação Social (Jornalismo) pela Universidade Federal de Pernambuco. Professora da Universidade Gama Filho e da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Downloads

Publicado

2010-12-30

Edição

Seção

Artigos | Articles