Música de fronteira, música de memória: o experimentalismo de DJs pela Semiótica da Cultura

Autores

  • Herom Vargas Universidade Metodista de S. Paulo - UMESP
  • Nilton Faria de Carvalho UMESP

Palavras-chave:

música eletrônica, DJ, experimentalismo, semiótica da cultura.

Resumo

O artigo analisa peças musicais de DJs experimentais a partir de duas categorias relacionadas à semiótica da cultura: semiosfera e suas fronteias; e memória da cultura, desenvolvidas pelo semioticista russo I. Lotman. São discutidas as características da música eletrônica de pista, seus subgêneros e as diferenças colocadas em experimentações produzidas por esses DJs. O corpus de análise é formado por composições de três artistas: DJ Tudo, Psilosamples e Dandara. A argumentação e a análise demonstram a efetividade dessas duas categorias para o entendimento das dinâmicas produtiva e criativa desse tipo de trabalho que destoa do mainstream da música pop eletrônica.

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Biografia do Autor

Herom Vargas, Universidade Metodista de S. Paulo - UMESP

Professor do Programa de Pós-Graduação em Counicação da Universidade Metodfista de São Palo - UMESP

Nilton Faria de Carvalho, UMESP

Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Metodista de São Paulo - UMESP

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Publicado

2019-06-15

Edição

Seção

Artigos | Articles