Música clássica e voz em filmes de Nuri Bilge Ceylan dos anos 2010

parcimônia junto à verborragia

Autores

Palavras-chave:

música, Nuri Bilge Ceylan, diálogo, narrativa, Robert Bresson

Resumo

A música nos filmes do cineasta autoral turco Nuri Bilge Ceylan se caracteriza pela parcimônia e pela frequência de repertório clássico ocidental, em uso estético semelhante ao do cineasta francês Robert Bresson. Em Sono de inverno (2014) e A árvore dos frutos selvagens (2018), de Ceylan, há a repetição da mesma música em filmes com longos diálogos, numa virada verborrágica na cinematografia do diretor, anteriormente caracterizada por diálogos esparsos. O objetivo deste trabalho é considerar as relações entre música e diálogo na estrutura desses dois filmes. Tal como em Pickpocket (Robert Bresson, 1959), muitos diálogos dos dois filmes de Ceylan funcionam como batalhas verbais, e os trechos de música são momentos de deslocamentos do personagem e/ou de introspecção. Como metodologia, fazemos análise fílmica dos trechos com música e dos diálogos a eles conectados, relacionando-os dentro do esquema narrativo geral do filme.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Luíza Alvim, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutora em Comunicação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e em Música pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). É pós-doutora em Música pela UFRJ e, atualmente, pós-doutoranda na Escola de Comunicações e Artes (ECA) da Universidade de São Paulo (USP), bolsista CNPq, com pesquisa sobre a música clássica ocidental no cinema de autor contemporâneo. 

Referências

AKBULUT, Hasan. Staying in the Primary Home, Relationships, Desires to Go and Roots: Kış Uykusu/Winter Sleep (2018) and Ahlat Ağacı/The Wild Pear Tree (2018). In: DÖNMEZCOLIN, Gönül. (ed.). ReFocus: The Films of Nuri Bilge Ceylan. Edinburgh: Edinburgh University Press, 2023. p. 135-151.

ALVIM, Luíza. A música no cinema de Robert Bresson. Curitiba: Appris, 2017.

ALVIM, Luíza. A batalha dos diálogos: silêncios, repetições e parataxes no filme Pickpocket (Bresson, 1959) e sua relação com Crime e castigo. In: ANAIS DO XV ENCONTRO ABRALIC, Rio de Janeiro, 2016. Anais [...].Abralic, 2016.

BEHLIL, Melis. East is East? New Turkish Cinema and Eastern Europe. In: IMRE, Anikó. (ed.) A companion to Eastern European cinemas. Oxford: Wiley-Blackwell, 2012. p.504-517.

BORDWELL, David. Narration in the fiction film. Wisconsin: The University of Wisconsin Press, 1985.

BROWNE, Nick. O espectador-no-texto: a retórica de No Tempo das Diligências. In: RAMOS, Fernão (org.) Teoria contemporânea do Cinema. v. 2. São Paulo: Senac, 2004. p. 229-249.

ÇAGLAYAN, Emre. Nuri Bilge Ceylan: An Aesthetics of Boredom. In: Poetics of Slow Cinema: Nostalgia, Absurdism, Boredom. [S.l.]: Palgrave Macmillan, 2018.

ÇAGLAYAN, Emre. The Politics of Dialogue and Ethicsof Engagement: Kış Uykusu/WinterSleep (2014). In: DÖNMEZ-COLIN, Gönül (ed.). ReFocus: The Films of Nuri Bilge Ceylan. Edinburgh: Edinburgh University Press, 2023. p. 119-134.

CEYLAN, Nuri Bilge. BôbrekDenince... Entrevista publicada em jan. 2000. Disponível em: https://www.nuribilgeceylan.com/movies/mayis/press_rollinterview.php. Acesso em: 9 jul. 2024.

CEYLAN, Nuri Bilge. Interview with Nuri Bilge Ceylan (a Michel Ciment e Philippe Rouyer). Jun. 2014. Disponível em: http://newwavefilms.co.uk/assets/1003/Winter_ Sleep_pressbook_latest_version.pdf. Acesso em: 9 jul. 2024.

CEYLAN, Nuri Bilge. Interview with Nuri Bilge Ceylan (a Michel Ciment e Yann Tobin). 15 maio 2018. Disponível em: http://www.newwavefilms.co.uk/assets/1367/The_Wild_ Pear_Tree_new_wave_press_book.pdf. Acessoem: 9 jul. 2024.

DAHAN, Danielle. Robert Bresson: une téléologie du silence. Heidelberg: Universitätsverlag, 2004.

DÖNMEZ-COLIN, Gönül. ‘Gender Trouble’ and the Crises of Masculinities in the Films of Nuri Bilge Ceylan. In: DÖNMEZ-COLIN, Gönül (ed.). ReFocus: The Films of Nuri Bilge Ceylan. Edinburgh: Edinburgh University Press, 2023. p. 168-185.

ELSAESSER, Thomas. National Cinema: Re-Definitions and New Directions. In: European Cinema: Face to Face with Hollywood. Amsterdam:Amsterdam University Press, 2005.

GORBMAN, Claudia. Auteur music. In: GOLDMARK, Daniel; KRAMER, Lawrence; LEPPERT, Richard (org.). Beyond the soundtrack: representing music in cinema. Los Angeles: University of California Press, 2007.p. 149-162.

GREIG, Donald. Baroque Music in Post-War Cinema: Performance Practice and Musical Style. Cambridge: Cambridge University Press, 2021.

HART, Heidi. Accumulating Schubert: Music and Narrative in Nuri Bilge Ceylan’s Winter Sleep. In: BERNHART, Walter; URROWS, David F. (eds).Music, Narrative and the Moving Image: Varieties of Plurimedial Interrelations. Leiden: Brill, 2018. p. 107-113.

KYTÖ, Meri. Soundscapes of Istanbul in Turkish Film Soundtracks. In: RICHARDSON, John; GORBMAN, Claudia; VERNALLIS, Carol (eds).The Oxford Handbook of New Audiovisual Aesthetics. Oxford: Oxford Handbooks. 2013. p. 391-413.

LIKTOR, Coşkun. Of Fathers, Sons And ‘Solitary, Misshapen’ Trees: AhlatAğacı/ The Wild Pear Tree (2018). In: DÖNMEZ-COLIN, Gönül (ed.). ReFocus: The Films of Nuri Bilge Ceylan. Edinburgh: Edinburgh University Press, 2023. p. 152-167.

MASDAR KARA, Funda; EŞITTI, Şakir. Women in the Cinema of Nuri Bilge Ceylan. CINEJ Cinema Journal, v. 6, n. 2, p. 200-221, 2017.

PARLAK, Zafer; IŞIK, Mehmet. Presentation of Nuri Bilge Ceylan and his Cinema in the Turkish Media. CINEJ Cinema Journal, v. 7, n. 1, p. 30-57, 2018.

YAREN, Özgür. Auteurism, Recognitionand Reception: Ceylan as a Global Auteur. In: DÖNMEZ-COLIN, Gönül (ed.). ReFocus: The Films of Nuri Bilge Ceylan. Edinburgh: Edinburgh University Press, 2023.p. 186-202.

Downloads

Publicado

2025-06-26

Edição

Seção

Artigos | Articles