Um estudo sobre o conceito de transmissão gênica na perspectiva materialista histórico-dialética

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/2178-2911.2023v28p28-44

Palavras-chave:

Conceito Científico, Correntes filosóficas, historicidade

Resumo

O estudo da transmissão das características de uma geração para a outra, durante a maior parte da história da humanidade, foi a respeito da hereditariedade. Cientes de que por meio da compreensão do desenvolvimento histórico e contraditório desse conhecimento científico é possível apreender unidades que indicam a integração desse conceito em uma rede conceitual da Biologia, enquanto atividade humana, fundamentamos a pesquisa em tela no estudo histórico e filosófico do conceito de transmissão gênica, sobretudo em suas unidades conceituais, epistemológicas, ontológicas e sócio-históricas, bem como no estabelecimento de relação entre o referido conceito e as principais correntes filosóficas de pensamento da Biologia. Para tanto, adotamos a lógica materialista histórico-dialética (MHD) como base teórico-metodológica, por meio da qual realizamos análises documental e exploratória das produções humanas sobre a temática e as articulamos aos momentos históricos e filosóficos essenciais para a apreensão da gênese e desenvolvimento desse conceito. Concluímos que o processo de construção do conceito de transmissão gênica foi determinado por condições históricas e, portanto, é ideologicamente comprometido. Evidenciamos, ao longo do estudo, um movimento de aproximações, relações e síntese dos elementos essenciais à compreensão da essência do conceito de transmissão gênica.

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Biografia do Autor

ElisaVaz Borges Silva, Universidade Federal de Goiás

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática - PPGECM/UFG. Mestra em Educação em Ciências e Matemática pelo Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática - PPGECM/UFG. Possui especialização em Biologia Vegetal - Universidade Estadual de Goiás / UEG e graduação (licenciatura) em Biologia pela Universidade Estadual de Goiás / UEG. Professora efetiva de Biologia no Ensino Médio e Ciências no Ensino Fundamental da Rede Pública de Ensino. Bolsista da CAPES. É integrante do grupo de pesquisa Kadjót (Grupo Interinstitucional de estudos e pesquisas sobre as relações entre tecnologias e educação) e do LAPENCI (Laboratório de Pesquisa e Ensino de Ciências). Tem experiência na área de educação, com ênfase em estudos e pesquisas referente ao processo de ensino e aprendizagem, pensamento teórico e História e Filosofia da Ciência.

Regiane Machado de Sousa Pinheiro, Universidade Federal de Goiás

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática - PPGECM/UFG. Mestra em Educação em Ciências e Matemática pelo Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática - PPGECM/UFG. Especialista em Docência Universitária pela Faculdade Brasileira de Educação e Cultura (FABEC). Especialista em Tecnologias Aplicadas ao Ensino de Biologia pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Licenciada em Ciências Biológica pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-Goiás). Bolsista da CAPES. Integrante do grupo de pesquisa KADJÓT (Grupo interinstitucional de estudos e pesquisas sobre as relações entre as Tecnologias e a Educação) e do LAPENCI (Laboratório de Pesquisa e Ensino de Ciências).Tem experiência na área de educação, com ênfase em estudos e pesquisas referente a livros didáticos, ensino de biologia, educação em ciências, formação de professores, teoria histórico-cultural, didática desenvolvimental.

Adda Daniela Lima Figueiredo Echalar, Universidade Federal de Goiás

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC Goiás), na linha de pesquisa de Teorias da Educação e Processos Pedagógicos. Mestre em Biologia pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Cursou especialização em Formação de Professores, com foco em Educação Ambiental, na PUC Goiás. Licenciada e bacharel em Ciências Biológicas pela Universidade Católica de Goiás (UCG). Professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (PPGECM UFG), do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE UFG) e do Departamento de Educação em Ciências do Instituto de Ciências Biológicas (DEC ICB) - UFG. Avaliadora do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior - BASis, bem como do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD). Líder do grupo de pesquisa KADJÓT (Grupo interinstitucional de estudos e pesquisas sobre as relações entre as Tecnologias e a Educação), membro da gestão coletiva do Fórum de Licenciatura da UFG (2019 a 2023), membro do Laboratório de Pesquisa e Ensino de Ciências (LAPENCI) e diretora do Centro de Estudos e Pesquisas em Didática (CEPED - gestão 2020 a 2023). Tem experiência na área de educação, com ênfase nos estudos sobre as tecnologias e a educação; teorias da educação; processos pedagógicos; didática, formação de professores e Educação em Ciências.

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Publicado

2023-12-28

Edição

Seção

História da Ciência e Ensino