DE ORIGINAL A NUTELLA: A CONSTRUÇÃO DE MARCAS IDENTITÁRIAS E ESTIGMATIZAÇÃO SOBRE UNIVERSITÁRIOS INDÍGENAS

Autores

  • Viviane Braz NOGUEIRA Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT (estudante de doutorado)

Palavras-chave:

indígenas, índio raiz, estigmas, identidade social

Resumo

Por meio do binômio “Original” a “ Nutella”, este trabalho analisa excertos de três entrevistas, conduzidas com estudantes indígenas ingressantes, entre os anos de 2014 e 2016, em uma universidade pública localizada no sul do Estado do Amazonas, sobre os estigmas (GOFFMAN, 2017) e o significado da expressão “índios originais” (NASCIMENTO, 2018), ambos criados por não-índios, examinando as marcas identitárias (MOITA LOPES, 2006; 2003) construídas sobre os estudantes indígenas. Os resultados da análise apontam para a insistência de estigmas e de marcas identitárias que continuam a difundir certas demarcações e, consequentemente, segregações em relação aos povos indígenas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Viviane Braz NOGUEIRA, Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT (estudante de doutorado)

Estudante de Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagem, na área de Estudos de Linguísticos, da Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT.

Downloads

Publicado

2021-01-14

Como Citar

NOGUEIRA, V. B. (2021). DE ORIGINAL A NUTELLA: A CONSTRUÇÃO DE MARCAS IDENTITÁRIAS E ESTIGMATIZAÇÃO SOBRE UNIVERSITÁRIOS INDÍGENAS. Intercâmbio, 47. Recuperado de https://revistas-anterior.pucsp.br/index.php/intercambio/article/view/42792

Edição

Seção

Artigos