PRÁTICA INTERDISCIPLINAR NO ENSINO DA HEREDITARIEDADE EM ESCOLAS ESTADUAIS DE SENHOR DO BONFIM – BA

Autores

  • ROBERTO RAYALA DA SILVA CARNEIRO Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF
  • LINO MARCOS DA SILVA Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF

Palavras-chave:

Ensino de matemática. Ensino de biologia. Interdisciplinaridade. Hereditariedade

Resumo

neste trabalho buscou-se verificar a existência de práticas interdisciplinares entre docentes de matemática e de biologia no estudo da hereditariedade em escolas de Ensino Médio da rede pública do município de Senhor do Bonfim-BA. A fundamentação teórica, resultado de uma pesquisa bibliográfica, apresenta um breve relato sobre a interdisciplinaridade e as perspectivas do trabalho interdisciplinar no ensino das disciplinas: matemática e biologia no estudo da hereditariedade. Os dados, obtidos a partir de um questionário aplicado aos docentes de ambas as disciplinas, foram analisados qualitativa e quantitativamente. Além da existência de práticas interdisciplinares, procurou-se averiguar também a formação docente, o acesso e uso de recursos didáticos voltados para a interdisciplinaridade, em especial, no estudo da hereditariedade, bem como a habilidade dos professores em reconhecer e resolver problemas sobre hereditariedade envolvendo conceitos de matemática e de biologia. Constatou-se que a maioria dos docentes não utiliza abordagens interdisciplinares envolvendo o tema herança biológica. Os resultados obtidos servirão de base para a elaboração de material didático que possibilite e estimule o enfoque interdisciplinar no estudo da hereditariedade no Ensino Médio.

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

ROBERTO RAYALA DA SILVA CARNEIRO, Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF

mestre em matemática pela Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF). Possui especialização em metodologia do ensino de matemática e física (UNINTER), licenciatura em matemática pela Universidade do Estado da Bahia - (UNEB). Atualmente é professor de matemática da Rede Municipal de Senhor do Bonfim-BA e da Rede Estadual da Bahia

 

 doutor em matemática aplicada (UNICAMP), mestre em matemática (UFCG) e graduação em ciências com habilitação em matemática pela Universidade de Pernambuco (UPE). Atualmente é professor de matemática do Colegiado de Engenharia Elétrica da Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF e professor permanente do mestrado profissional em matemática em Rede Nacional (PROFMAT). Contato: lino.silva@univasf.edu.br

 

LINO MARCOS DA SILVA, Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF

 doutor em matemática aplicada (UNICAMP), mestre em matemática (UFCG) e graduação em ciências com habilitação em matemática pela Universidade de Pernambuco (UPE). Atualmente é professor de matemática do Colegiado de Engenharia Elétrica da Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF e professor permanente do mestrado profissional em matemática em Rede Nacional (PROFMAT).

Referências

BAHIA. Decreto nº 15.806, de 30 de dezembro de 2014. Dispõe sobre a organização territorial dos Núcleos Regionais de Educação, e dá outras providências. Diário Oficial do Estado da Bahia, 31 de dezembro de 2014.

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: ensino médio. Brasília: MEC/SEB, 2002.

______. Orientações Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Volume 2. Ciências da natureza, matemática e suas tecnologias/Secretária de Educação Básica. Brasília: Ministério da Educação, Secretária de Educação Básica, 2006. 135p.

______. Censo Escolar da Educação Básica 2016 - Notas Estatísticas. Brasília: Ministério da Educação, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anisio Teixeira (INEP), 2017.28p.

CARNEIRO, R.R.S. Uma análise do uso da interação entre conceitos matemáticos e biológicos no ensino da hereditariedade em escolas estaduais de Senhor do Bonfim-BA. 2016. 83f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática) - Universidade Federal do Vale do São Francisco, Juazeiro, 2016.

FAZENDA, I. C. A. Integração e interdisciplinaridade no Ensino Brasileiro: efetividade ou ideologia? 6. ed. São Paulo: Edições Loyola, 2011.

LENOIR, Yves. Didática e Interdisciplinaridade: uma complementaridade necessária e incontornável. In: FAZENDA, Ivani (org.) Didática e interdisciplinaridade. São Paulo: Papirus, 1998.

MORESI, E. Metodologia da pesquisa. Universidade Católica de Brasília – UCB. Pró-reitora de Pós-Graduação – PRPG. Programa de Pós-graduação stricto sensu em Gestão do conhecimento e tecnologia da informação. Brasília, 2003.

THIOLLENT, M. Metodologia da pesquisa-ação. 5. ed. São Paulo: Cortez, Autores Associados, 1992.

Downloads

Publicado

2017-04-10

Edição

Seção

Artigos Originais