DIALOGICIDADE NA PEDAGOGIA EMPREENDEDORA

Autores

  • Paulo Victor Cassiano Universidade Federal de São João Del-Rei, Núcleo de Educação à Distância (NEAD) da UFSJ, Polo de Apoio Presencial de Votorantim/SP.
  • Alessandra de Falco Brasileiro Universidade Federal de São João Del-Rei, Coordenadoria do Curso de Comunicação Social – Jornalismo da UFSJ, Campus Tancredo de Almeida Neves

Palavras-chave:

Pedagogia Empreendedora. Planejamento Dialógico. Dialogicidade.

Resumo

o presente artigo aborda a importância da postura dialógica do educador para a efetiva realização das metas almejadas pela Pedagogia Empreendedora (PE) no contexto de ensino e aprendizagem. Por meio da revisão da literatura, buscamos identificar o sentido da relação dialógica e descrever as características, as atribuições e os compromissos da PE ligados ao diálogo. Partimos da premissa de que o diálogo é a chave para implementação da PE e os nossos resultados apontam para uma postura fundamental do educador no contexto da PE.


Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Referências

ANDRADE, Maria José Netto. Metodologia de pesquisa em educação. – ed. rev. ampl. – São João del-Rei, MG: UFSJ, 2011. 97 p.

BARRETO, apud PACHECO, Andressa Sasaki Vasques; PEDRON, Luana Elise. SCHLICKMANN, Raphael. MORETTO NETO, Luís. A Pedagogia de Paulo Freire e a Pedagogia Empreendedora. VI COLÓQUIO INTERNACIONAL SOBRE GESTÃO UNIVERSITÁRIA NA AMÉRICA DO SUL, Blumenau, SC, 15 a 17 de novembro de 2006.

CASSIANO, Paulo Victor; REIS, Sheine Pontes dos. Pedagogia Empreendedora: em que a matemática pode contribuir? In: OLIVEIRA, Paulo César; NUNES, Rosana Helena; VIVAN, Elide Garcia Silva; FURTADO, Otávio Luis P. C. (orgs). Percursos e Práticas: (re) leituras de produções acadêmicas. Sorocaba: Crearte Editora, 2009.

DOLABELA, Fernando. Pedagogia Empreendedora. São Paulo: Editora de Cultura, 2003.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

FREIRE, P., apud PACHECO, Andressa Sasaki Vasques; PEDRON, Luana Elise. SCHLICKMANN, Raphael. MORETTO NETO, Luís. A Pedagogia de Paulo Freire e a Pedagogia Empreendedora. VI COLÓQUIO INTERNACIONAL SOBRE GESTÃO UNIVERSITÁRIA NA AMÉRICA DO SUL, Blumenau, SC, 15 a 17 de novembro de 2006.

PACHECO, Andressa Sasaki Vasques. PEDRON, Luana Elise. SCHLICKMANN, Raphael. MORETTO NETO, Luís. A Pedagogia de Paulo Freire e a Pedagogia Empreendedora. VI COLÓQUIO INTERNACIONAL SOBRE GESTÃO UNIVERSITÁRIA NA AMÉRICA DO SUL, Blumenau, SC, 15 a 17 de novembro de 2006.

PADILHA, Paulo Roberto. Planejamento dialógico: Como construir o projeto político-pedagógico da escola. São Paulo: Cortez Editora, 2002.

ROMÃO, José Eustáquio. Avaliação Dialógica: desafios e perspectivas. São Paulo: Cortez, 2011.

WERTHEIN, Jorge. Educação e mudança. In: FREIRE, Paulo. Uma bibliografia. São Paulo: Instituto Paulo Freire, 1996.

Downloads

Publicado

2017-10-01

Edição

Seção

Artigos