Transformação e preferência pelas desigualdades econômicas e escolares

Autores

  • Antonio Paulino de Sousa Universidade Federal do Maranhão (UFMA)

DOI:

https://doi.org/10.23925/ls.v21i39.35876

Palavras-chave:

Preferência, massificação do ensino, desigualdades escolares, transformação, capital.

Resumo

Este artigo tem por objeto discutir sobre a “transformação” e a preferência pelas
desigualdades sociais e escolares. A classe operária parecia apresentar alternativas de mudanças e as transformações estruturais não aconteceram mesmo com as esquerdas no poder. A produção das desigualdades é algo inerente ao próprio sistema capitalista e o sistema de ensino funciona como um aparelho de justificação das desigualdades sociais e escolares. A massificação do ensino superior na França não significou redução das desigualdades. O retorno da herança tende a ampliar os níveis de desigualdades gerando assim uma crise da solidariedade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Antonio Paulino de Sousa, Universidade Federal do Maranhão (UFMA)

Pós-doutor em Sociologia; professor dos Programas de pós-graduação em Ciências Sociais e
em Educação, ambos da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), São Luís-MA, Brasil.

Downloads

Publicado

2017-12-31

Como Citar

de Sousa, A. P. (2017). Transformação e preferência pelas desigualdades econômicas e escolares. Lutas Sociais, 21(39), 36–48. https://doi.org/10.23925/ls.v21i39.35876