Controle estatal e resistência quilombola em Alcântara-MA: da remoção à luta pela titularidade dos territórios étnicos

Autores

  • Zulene Muniz Barbosa Universidade Estadual do Maranhão
  • Saulo Carneiro de Oliveira Universidade Estadual do Maranhão

DOI:

https://doi.org/10.23925/ls.v25i47.61463

Resumo

Neste artigo analisamos, de um lado, as formas de controle jurídico-político do Estado brasileiro para a implantação da base espacial em Alcântara a partir da utilização de instrumentos de coerção e consenso, e do outro, os conflitos territoriais entre o CLA, a resistência local e a luta pela titulação dos seus territórios.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Zulene Muniz Barbosa, Universidade Estadual do Maranhão

Doutora em Ciência Política pela PUC-SP. Professora do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), São Luís-MA, Brasil.

Saulo Carneiro de Oliveira, Universidade Estadual do Maranhão

Mestre em Desenvolvimento Socioespacial e regional pela Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), São Luís-MA, Brasil.

Referências

ALMEIDA, Lúcio Flávio R. de. De JK a FHC: apontamentos para analise das lutas sociais no Brasil Contemporâneo. In: RAMPINNELI, Waldir; OURIQUES, Nildo (Orgs.). No fio da Navalha: críticas das reformas neoliberais de FHC. São Paulo: Xamã, 1997.

ANDRADE, Maristela de. Expropriação de grupos étnicos, desequilíbrio ambiental e (in)segurança alimentar. In: ANDRADE, Paula Maristela de; SOUZA FILHO, Benedito (Orgs.). Fome de Farinha: deslocamento compulsório e insegurança alimentar em Alcântara. São Luís: EDUFMA, 2006.

BARBOSA, Zulene Muniz. Maranhão, Brasil: lutas de classes e reestruturação produtiva em uma nova jornada de transnacionalização do capitalismo. São Luís: Editora UEMA, 2006.

BRASIL. A Cidade Histórica de Alcântara. Medidas para sua preservação face ao novo dinamismo. Rio de Janeiro, 1984.

BRASIL. A política espacial brasileira / relator: Rodrigo Rollemberg; Elizabeth Machado Veloso (coord.); Alberto Pinheiro de Queiroz Filho et al. Brasília: Edições Câmara, 2009.

CARNEIRO, Saulo. A politica aeroespacial brasileira e o controle jurídico- politico do espaço: atuação do Estado brasileiro e a resistência local na defesa dos territórios étnicos de Alcântara- MA. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Socioespacial e Regional). Universidade Estadual do Maranhão, 2014.

CHOAIRY, Antônio César da Costa. Alcântara vai para o espaço: a dinâmica da implantação do Centro de Lançamento de Alcântara. São Luís: Edições UFMA, 2000.

MEIRELLES, Sérgio. Alcântara na era espacial. São Luís: Cáritas Brasileira, 1983.

PEREIRA JUNIOR, David. Quilombos de Alcântara: Território e Conflitos- Intrusamento do território das comunidades quilombolas de Alcântara pela empresa binacional, Alcântara Cyclone Space. Manaus: Editora da UFAM, 2009.

SADER, Eder. Quando novos personagens entraram em cena: experiências e lutas dos trabalhadores da grande São Paulo. Rio de Janeiro: Paz e terra, 1995.

WAGNER, Alfredo Almeida de. Os quilombolas e a base de lançamento de foguetes de Alcântara: laudo antropológico. Brasília: MMA, 2006.

Downloads

Publicado

2023-04-04

Como Citar

Barbosa, Z. M., & Oliveira, S. C. de . (2023). Controle estatal e resistência quilombola em Alcântara-MA: da remoção à luta pela titularidade dos territórios étnicos. Lutas Sociais, 25(47), 263–271. https://doi.org/10.23925/ls.v25i47.61463