Força de trabalho e capitalismo dependente: Diálogos necessários entre Clóvis Moura e Ruy Mauro Marini

Autores

  • Agnus Lauriano Universidade Estadual de Campinas
  • Renata Falavina Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.23925/ls.v27i50.69811

Palavras-chave:

Clóvis Moura, Ruy Mauro Marini, Escravismo colonial, Capitalismo dependente

Resumo

O presente artigo propõe um diálogo entre as formulações teóricas de dois importantes sociólogos brasileiros, Clóvis Moura e Ruy Mauro Marini. Os objetivos são: abordar a compreensão de Moura em relação ao processo de transição entre o escravismo colonial e o capitalismo dependente no Brasil, analisar os elementos que Marini aponta como constituidores da situação de dependência e, retomar as elaborações de Moura acerca dos mecanismos de barragem impostos aos/às negros/as e sua relação com a superexploração da força de trabalho. Para tanto, é empregado o método da revisão bibliográfica, o que possibilita verificar a confluência dos dois autores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Agnus Lauriano, Universidade Estadual de Campinas

Mestrando em Sociologia pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Campinas-SP, Brasil. Assistente editorial da revista Cadernos Cemarx. Membro do Grupo de Pesquisa Mundo do Trabalho e suas Metamorfoses e do Laboratório de Estudos sobre Saúde e Trabalho.

Renata Falavina , Universidade Estadual de Campinas

Mestranda em Sociologia pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Campinas-SP, Brasil. Membra do Grupo de Pesquisa Mundo do Trabalho e suas Metamorfoses.

Referências

AMARAL, Marisa Silva; TRASPADINI, Roberta Sperandio. O vazio teórico no pensamento crítico latino-americano: a Teoria Marxista da Dependência como ápice da elaboração sobre o continente. In: XXVII Encontro Nacional de Economia Política. 2022, Uberlândia. Anais [...], Uberlândia, 2022. Disponível em: https://enep.sep.org.br/uploads/1308_1647106039_ArtigoSEP_COM-Identifica%C3%A7%C3%A3o_pdf_ide.pdf. Acesso em 13 fev. 2023.

_____. Ainda a categoria superexploração da força de trabalho: novas reflexões sobre velhas controvérsias. In: 6º Encontro Internacional de Política Social, 13º Encontro Nacional de Política Social. 2018, Vitória. Anais [...], Vitória, 2018.

CARCANHOLO, Marcelo Dias. (Im)Precisões sobre a categoria superexploração da força de trabalho. In: Desenvolvimento e dependência: cátedra Ruy Mauro Marini. Brasília: Ipea, 2013.

MARINI, Ruy Mauro. Desenvolvimento e dependência. In: Ruy Mauro Marini: dialética da dependência e outros escritos. São Paulo: Expressão Popular, 2022c.

_____. Sobre a dialética da dependência. In: Ruy Mauro Marini: dialética da dependência e outros escritos. São Paulo: Expressão Popular, 2022b.

_____. Dialética da dependência. In: Ruy Mauro Marini: dialética da dependência e outros escritos. São Paulo: Expressão Popular, 2022a.

MOURA, Clóvis. Brasil: as raízes do protesto negro. São Paulo: Dandara Editora, 2023.

_____. O negro: de bom escravo a mau cidadão? São Paulo: Dandara Editora, 2021.

_____. Sociologia do negro brasileiro. São Paulo: Perspectiva, 2019.

_____. Dialética radical do Brasil negro. São Paulo: Anita Garibaldi, 2014b.

_____. Rebeliões da senzala: quilombos, insurreições e guerrilhas. São Paulo: Anita Garibaldi, 2014a.

Downloads

Publicado

2023-06-30

Como Citar

Lauriano, A. ., & Falavina , R. . (2023). Força de trabalho e capitalismo dependente: Diálogos necessários entre Clóvis Moura e Ruy Mauro Marini. Lutas Sociais, 27(50), 101–114. https://doi.org/10.23925/ls.v27i50.69811