A mobilidade e a expansão territorial na cidade de São Luís, MA: um novo paradigma social na ocupação do espaço urbano

Autores

  • Marcio Rodrigo da Silva Pereira Universidade de São Paulo - USP
  • José O. Alcântara Jr. Professor Doutor da Universidade Federal do Maranhão - UFMA.

Palavras-chave:

mobilidade, expansão, paradigma, social, urbano

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo refletir sobre transformações no campo social e urbano que influenciaram uma mudança de paradigma na ocupação da cidade de São Luís, MA. Relacionam-se fatores históricos ocorridos no espaço urbano com teorias das ciências sociais, considerando que a mobilidade interfere no crescimento da cidade e nas suas relações entre os indivíduos. Procura-se estabelecer um elo entre as infraestruturas viárias urbanas, oriundas de ações do poder público e transformações do comportamento da sociedade contemporânea, considerando a construção social motility, utilizada por Weert, Kauffmann e Kesselring(2008). Por fim, a pesquisa busca contribuir para a compreensão das transformações urbanísticas e sociais, a partir da segunda metade do século XX, na cidade de São Luís.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Marcio Rodrigo da Silva Pereira, Universidade de São Paulo - USP

Mestre em planejamento urbano e regional pelo programa de pós-graduação da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo.

Downloads

Publicado

2017-12-13

Como Citar

Pereira, M. R. da S., & Alcântara Jr., J. O. (2017). A mobilidade e a expansão territorial na cidade de São Luís, MA: um novo paradigma social na ocupação do espaço urbano. Cadernos Metrópole, 19(40), 977–998. Recuperado de https://revistas-anterior.pucsp.br/index.php/metropole/article/view/2236-9996.2017-4012