Produção imobiliária de habitação em Curitiba na década de 2010: algumas reflexões

Autores

  • Fabiana Moro Martins
  • Gislene de Fátima Pereira

Palavras-chave:

Curitiba, financeirização, habitação, mercado imobiliário, produção do espaço

Resumo

A produção do espaço visando à reprodução do capital intensificou no Brasil na última década, mediante a financeirização do setor imobiliário e a execução do Programa Minha Casa Minha Vida, que fomentou a produção de habitação para o segmento econômico pelo mercado. Considerando esse cenário, este texto apresenta os resultados da pesquisa sobre a produção de habitação multifamiliar em Curitiba entre 2010 e 2018. O estudo identificou os agentes e as características dos empreendimentos e seus efeitos no espaço urbano. Confirmou-se a expansão, numérica e territorial, da produção imobiliária de habitação, com forte participação das empresas de capital aberto e com diferentes estratégias de atuação conforme a conjuntura econômica. Essa produção reforçou a segmentação e a fragmentação do espaço na cidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Fabiana Moro Martins

Pesquisadora autônoma.

Gislene de Fátima Pereira

Universidade Federal do Paraná, Setor de Tecnologia, Programa de Pós-Graduação em Planejamento Urbano, Laboratório de Habitação e Urbanismo. Curitiba, PR/Brasil.

Downloads

Publicado

2021-11-26

Como Citar

Martins, F. M. ., & Pereira, G. de F. . (2021). Produção imobiliária de habitação em Curitiba na década de 2010: algumas reflexões. Cadernos Metrópole, 24(53), 311–336. Recuperado de https://revistas-anterior.pucsp.br/index.php/metropole/article/view/56543