Análise de um sistema de recursos, construído por um professor de Química, em uma formação continuada

Autores

  • ADRIANA DE OLIVEIRA DIAS Pontifícia Universidade Católica de São Paulo https://orcid.org/0000-0002-9415-9500
  • CELINA APARECIDA ALMEIDA PEREIRA ABAR Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.23925/2238-8044.2023v12i1p42-53

Palavras-chave:

Abordagem Documental do Didático, Recurso, GeoGebra

Resumo

Esse artigo apresenta resultados parciais de uma pesquisa sobre o uso do GeoGebra, por professores, na criação de recursos para o ensino da matemática e ciências adaptando ou criando materiais, ajustados aos interesses, às necessidades e aos problemas que enfrentam nas escolas, utilizando como referencial teórico a Abordagem Documental do Didático. Foi proposta, inserida em um projeto de um doutorado ainda em desenvolvimento, uma formação continuada na qual, por meio de um trabalho colaborativo entre pesquisadores e professores, procurou-se integrar a tecnologia como ferramenta potenciadora de novas ideias para o ensino. É apresentado neste artigo o sistema de recurso de um dos professores participantes da formação, analisado alguns recursos considerados centrais, com o objetivo de procurar identificar os invariantes operacionais relacionados e levando-se em conta seu conhecimento e crenças.

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Biografia do Autor

ADRIANA DE OLIVEIRA DIAS, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Possui graduação em Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2003) e mestrado em Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2006), doutoranda no Programa de Estudos Pós-graduados em Educação Matemática da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2020-atual). Atualmente é professor assistente da Universidade do Estado de Mato Grosso. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Física Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: educação matemática, sistema dinâmico, computador no ensino, pêndulo mecânico e educação tecnológica.

CELINA APARECIDA ALMEIDA PEREIRA ABAR, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

CELINA APARECIDA ALMEIDA PEREIRA ABAR tem doutorado em Lógica Matemática, Licenciatura e Bacharelado em Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo- PUC-SP. Especialista em Tecnologias Interativas Aplicadas à Educação; em Design Instrucional para Educação On-Line e em Entornos Virtuales de Aprendizaje. Professora titular da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo atuando no Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática. Coordenadora do Instituto GeoGebra de São Paulo e Editora da Revista do Instituto GeoGebra de São Paulo e da Revista UNIÓN - Revista IberoAmericana de Educación Matemática – FISEM.

https://orcid.org/0000-0002-6685-9956. http://lattes.cnpq.br/3477699398066713.

ResearchID: J-1240-2014


Contato: abarcaap@gmail.com ; abarcaap@pucsp.br

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Publicado

2023-12-04

Edição

Seção

Artigos