CURRÍCULO, INTERDISCIPLINARIDADE E O PENSAMENTO SISTÊMICO NOVO-PARADIGMÁTICO COMO INOVAÇÃO NO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

Authors

  • Rosa Maria Furlani Doutoranda em Administração pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC/SP.
  • Elaine Ribeiro De Oliveira Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Keywords:

Currículo. Interdisciplinaridade. Complexidade

Abstract

Muito embora a escola não tenha condições de transmitir toda a cultura de uma sociedade é no processo formativo que se verifica o ensino de um conjunto de conhecimentos, inclusive aqueles que permitem o avanço científico. O currículo representa aquilo que professores e estudantes fazem com conhecimento e tem de ser visto em suas ações e em seus efeitos, caracterizando uma identidade. Nesse processo, é preciso ir além das fronteiras das disciplinas e promover a interdisciplinaridade, caracterizada pela intensidade das trocas entre os especialistas e grau de interação no interior de um mesmo projeto, caminhando rumo à complexidade das relações estabelecidas no mundo contemporâneo: social, política, econômica, negócios, cultural, enfim, numa nova vertente intitulada “pensamento sistêmico novo-paradigmático”. Neste estudo de cunho qualitativo e descritivo, procurou-se rever a literatura sobre os temas currículo, interdisciplinaridade e complexidade, além de avaliar o resultado de pesquisas recentes que contemplaram o ensino no curso de Administração e sua relação com os temas centrais. A despeito das limitações deste estudo, ficou evidenciada a emergência de novas pesquisas sobre o tema e da implantação de projetos, programas e políticas que efetivamente comprometam-se com um processo de mudança voltado para a melhoria da qualidade dos cursos de Administração.

Downloads

Download data is not yet available.

Metrics

Metrics Loading ...

Author Biographies

Rosa Maria Furlani, Doutoranda em Administração pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC/SP.

Doutoranda em Administração (PUC/SP), Mestre em Educação Escolar/Gestão Educacional (UNESP), Especialista em Gestão Avançada de Recursos Humanos (INPG), Graduada em Administração de Empresas (PUC/SP). Atualmente é docente em tempo integral do Centro Universitário de Rio Preto - UNIRP, Coordenadora do Curso de Graduação em Administração e de Pós-graduação Lato Sensu da UNIRP,

Elaine Ribeiro De Oliveira, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

DOUTORANDA EM ADMINISTRAÇÃO NA PUC-SP, MESTRE em Administração PUC/SP.

Bolsista CAPES/PROSUP.

Published

2015-07-13

How to Cite

Furlani, R. M., & Oliveira, E. R. D. (2015). CURRÍCULO, INTERDISCIPLINARIDADE E O PENSAMENTO SISTÊMICO NOVO-PARADIGMÁTICO COMO INOVAÇÃO NO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO. Pensamento &Amp; Realidade, 30(1), 22. Retrieved from https://revistas-anterior.pucsp.br/index.php/pensamentorealidade/article/view/22536