A violência psicológica na relação entre professor e aluno com dificuldades de aprendizagem

Autores

  • Rita de Cássia Souza Nascimento Ferraz Departamento de Estudos Básicos e Instrumentais da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB
  • Marilena Ristum Instituto de Psicologia da Universidade Federal da Bahia - UFBA

Palavras-chave:

dificuldades de aprendizagem, violência psicológica, relação professor-aluno

Resumo

Neste trabalho, buscou-se investigar as ações do professor que se caracterizam por violência psicológica no cotidiano escolar. A pesquisa, pautada nas diretrizes epistemológicas da investigação qualitativa, foi realizada em uma escola pública que atende crianças dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Os participantes foram quatro crianças e sua professora. Para a coleta dos dados, foram utilizados os seguintes instrumentos: observação com recurso do diário de campo, videogravação e entrevista semiestruturada. As ações identificadas como violência psicológica foram: rejeição, humilhação e indiferença. Observou-se que a escola passou a ser objeto de um temor proveniente de vivências marcadas por ações de segregação, punição e desrespeito à condição dos alunos com dificuldades de aprendizagem e, consequentemente, ao saber dessas crianças que fracassavam nesse importante cenário de seu desenvolvimento.

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Publicado

2012-06-01

Edição

Seção

Artigos