Concepções teóricas e a prática do professor

Autores

  • Itale Luciane Cericato Universidade Cidade de São Paulo
  • Marisa Irene Siqueira Castanho Programa de Pós-Graduação em Psicologia Educacional – Linha de Pesquisa em Psicopedagogia e Instituições, do Centro Universitário Fieo

Palavras-chave:

prática pedagógica, teorias pedagógicas, processo ensinoaprendizagem, Wallon.

Resumo

O estudo investiga de que forma as teorias educacionais se manifestam na prática docente e qual a concepção teórica, expressa em atos, que o professor tem sobre os caminhos que percorrem o ensinar e o aprender. Considerou-se que o professor se orienta por idéias, concepções e teorias mesmo sem ter consciência delas. Dos conceitos abordados na teoria de Wallon, privilegiaram-se a análise do lugar da emoção na aprendizagem, a dinâmica das interações professora-alunos, a coerência entre o pensamento e a ação no que diz respeito à concepção do ensinar e do aprender. A análise indicou haver coerência entre o que a professora afirma ser o processo de ensino e aprendizagem e a forma como conduz a aula. No que tange às emoções, percebe a importância das ligações afetivas no aprendizado, mas não sabe como articular conhecimentos teóricos com a realidade da sala de aula.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Itale Luciane Cericato, Universidade Cidade de São Paulo

Psicóloga. Mestre em Psicologia. Doutoranda em Psicologia da Educação pela PUC-SP. Docente em cursos de graduação e pós-graduação na Universidade Cidade de São Paulo.

Marisa Irene Siqueira Castanho, Programa de Pós-Graduação em Psicologia Educacional – Linha de Pesquisa em Psicopedagogia e Instituições, do Centro Universitário Fieo

Psicóloga. Doutora em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela USP. Docente do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Educacional – Linha de Pesquisa em Psicopedagogia e Instituições, do Centro Universitário Fieo  – Unifieo.

Downloads

Publicado

2019-05-29

Edição

Seção

Artigos