Lourenço Filho: um pioneiro da relação entre psicologia e educação no Brasil

Autores

  • Ana Paola Sganderla
  • Diana Carvalho de Carvalho Universidade Federal de Santa Catarina, Departamento de Metodologia do Ensino, e do Programa de Pós-Graduação em Educação

Palavras-chave:

Lourenço Filho, campo educacional brasileiro, Psicologia

Resumo

O presente artigo tem por objetivo mapear a atuação de Lourenço Filho como um intelectual pioneiro na introdução e disseminação dos conhecimentos psicológicos no campo educacional brasileiro. Para tanto, discute aspectos de sua formação profissional, de sua atuação na formação de professores e como psicólogo experimental, bem como sua contribuição na constituição de uma psicologia científica em âmbito nacional e internacional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Ana Paola Sganderla

Psicóloga, Mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina

Diana Carvalho de Carvalho, Universidade Federal de Santa Catarina, Departamento de Metodologia do Ensino, e do Programa de Pós-Graduação em Educação

Doutora em Educação: História, Política, Sociedade pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, professora associada da Universidade Federal de Santa Catarina, Departamento de Metodologia do Ensino, e do Programa de Pós-Graduação em Educação, linhas de pesquisa Educação e Infância e Ensino e Formação de Educadores

Downloads

Publicado

2019-05-30

Edição

Seção

Artigos