Mulheres e as influências afetivas no adoecimento hipertensivo

Autores

  • Anna Isabel Araujo Vaz Universidade Federal de Mato Grosso
  • Renata Costa Universidade Federal de Mato Grosso

Palavras-chave:

Hipertensão arterial sistêmica, Mulher, Psicanálise, Afetividade

Resumo

O presente trabalho teve como objetivo compreender se mulheres hipertensas consideram a influência das vivências pessoais e afetivas no desenvolvimento e na manifestação da Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS). Foi utilizada a entrevista semiestruturada em 12 pacientes internadas com HAS no Hospital Universitário Júlio Müller, que se localiza no município de Cuiabá, Mato Grosso. As entrevistadas eram adultas, com idades entre 40 a 59 anos. Para a sistematização dos dados colhidos foi escolhido o uso do software ALCESTE e o referencial teórico definido foi a Psicanálise. Pôde ser apontado como a história pessoal e vivências emocionais aparentaram influenciar na maneira como as entrevistadas significaram a experiência do adoecimento hipertensivo e dos tratamentos referentes, marcando a importância de uma visão integral do sujeito e da abordagem multiprofissional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Anna Isabel Araujo Vaz, Universidade Federal de Mato Grosso

Psicóloga especialista pelo programa de Residência Integrada Multiprofissional em Saúde do Adulto e Idoso com Ênfase em Atenção Cardiovascular pela Universidade Federal de Mato Grosso (de posse da ata de defesa da monografia).

Renata Costa, Universidade Federal de Mato Grosso

Psicóloga Preceptora e Tutora do Programa de Residência Integrada Multiprofissional em Saúde do Adulto e Idoso com Ênfase em Atenção Cardiovascular pela Universidade Federal de Mato Grosso. Docente do departamento de Psicologia da UFMT.

Downloads

Publicado

2015-08-10

Como Citar

Vaz, A. I. A., & Costa, R. (2015). Mulheres e as influências afetivas no adoecimento hipertensivo. Psicologia Revista, 24(1), 83–106. Recuperado de https://revistas-anterior.pucsp.br/index.php/psicorevista/article/view/24230

Edição

Seção

Artigos Teóricos