Quem quer ser um Gestor de Recursos Humanos? Reflexões Sobre a Formação e o Perfil dos Alunos de Gestão de RH

Autores

  • Clarisse Halpern Universidade Federal Fluminense
  • Elizabeth Espindola Halpern Universidade Federal do Rio de Janeiro -Instituto de Psiquiatria (IPUB/UFRJ)

DOI:

https://doi.org/10.20946/rad.v18i3.19493

Palavras-chave:

Gestão de Recursos Humanos, Formação Profissional, Educação

Resumo

Uma pesquisa exploratória identificou o perfil e as motivações dos estudantes de um curso de MBA em Gestão de Recursos Humanos (RH) com o método descritivo e explicativo, através do levantamento bibliográfico e pesquisa de campo, aplicando um questionário online. Os resultados apontaram a preponderância de estudos sobre as competências dos profissionais de recursos humanos. Os questionários indicaram que os alunos eram majoritariamente do sexo feminino, com idades entre 26-31 anos e graduações em Psicologia e Pedagogia. Suas motivações centraram-se no aprimoramento profissional, em estudar em uma universidade de prestígio, visando um emprego na área. Embora o corpo docente tenha sido destacado como o ponto forte do curso, o aspecto mais criticado foi o conteúdo das aulas, consideradas muito teóricas. Em conclusão, os alunos manifestaram a necessidade de uma capacitação integral para trabalharem na área de RH.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Clarisse Halpern, Universidade Federal Fluminense

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Administração da UFF, Especialista em Gestão de Recursos Humanos pela UFF, Graduada em Administração pela ESPM-RJ.

Elizabeth Espindola Halpern, Universidade Federal do Rio de Janeiro -Instituto de Psiquiatria (IPUB/UFRJ)

Doutora em Saúde Mental pelo Instituto de Psiquiatria da UFRJ, Mestre em Saúde Coletiva pelo Instituto de Medicina Social da UERJ.

Downloads

Publicado

2016-05-01

Como Citar

Halpern, C., & Halpern, E. E. (2016). Quem quer ser um Gestor de Recursos Humanos? Reflexões Sobre a Formação e o Perfil dos Alunos de Gestão de RH. Revista Administração Em Diálogo - RAD, 18(3), 46–75. https://doi.org/10.20946/rad.v18i3.19493