"Casos de família": um olhar sobre o contexto da disputa "Igreja Universal do Reino de Deus x Igreja Mundial do Poder de Deus" nas mídias

Autores

  • Magali do Nascimento Cunha UMESP

Palavras-chave:

Pentecostalismo, mídia, marketing da fé, espetáculo, mercado religioso

Resumo

A propósito das disputas entre a Igreja Universal do Reino de Deus e a Igreja Mundial do Poder de Deus no primeiro semestre de 2012, o artigo estuda a dimensão do espetáculo e do mercado cultural religioso nas mídias. Por meio de uma pesquisa exploratória dos principais escândalos e embates envolvendo igrejas e líderes religiosos nas mídias nas últimas décadas, o estudo busca (1) localizar o fenômeno da espetacularização da fé como uma estratégia de marketing, como resposta à concorrência, que inclui a visibilidade também por meio de conflitos; (2) indicar caminhos que instigam a novas investigações.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Magali do Nascimento Cunha, UMESP

Jornalista, doutora emCiências da Comunicação, docente da Universidade Metodista de São Paulo (Fa­culdadede Teologia e Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação)

Downloads

Publicado

2012-12-31

Edição

Seção

Seção Temática