Fundamentos Teológicos da Política

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1677-1222.2018vol18i3a9

Palavras-chave:

Niilismo pós-moderno, Pensamento antissistêmico, Fonte política, Subjetividade vulnerável, Centro vazio, (Inter)subjetividade

Resumo

Com este texto, buscamos explicitar o tema da política enquanto uma ação da subjetividade aquém e além da regulação do Estado secular, a partir da obra teológica de Carlos Mendoza Álvarez. Sem entrar no debate acerca da “teologia política”, descreve-se a constituição da ação política da subjetividade capaz de instaurar um mundo habitável para todas as pessoas, isto é, na capacitação humana para por fim à violência que ameaça o futuro da humanidade e do planeta. Na interseção do niilismo pós-moderno com o pensamento antissistêmico, propugna-se um caminho para a superação da violência intersubjetiva a partir da imanência da história. Com essa aproximação niilista e antissistêmica, acessa-se o “centro vazio” como fonte da ação política da subjetividade. Esse “centro vazio” designa aquele reduto de que ninguém pode apoderar-se sem se autodestruir, isto é, ele revela-se como Fonte Amorosa, origem e destino de toda subjetividade. Esse “centro vazio”, como fonte originária da ação política da subjetividade, aparece na História enlaçada à virtude da caridade, que se concretiza na vida dos justos e das vítimas perdoadoras como a única possibilidade de redenção em tempos pós-modernos. Descreve-se, assim, a teologia da imaginação capaz de habilitar a subjetividade a superar a inércia e a espera pelo resgate milagroso que a teologia clássica nos conduziu e, assim, cultivar a esperança ativa no coração da história.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Cleusa Caldeira, Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Doutora em Teologia pela Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (FAJE), 2017. Pós-doutoranda em Teologia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), bolsista CAPES. 

Downloads

Publicado

2018-12-25