A ausência da roda do samsāra na cultura visual budista de Gandhara

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1677-1222.2020vol20i2a20

Palavras-chave:

Linguagens religiosas, Cultura visual religiosa, Budismo, Roda do samsāra, Gandhara

Resumo

Este artigo investiga e discute a ausência de representações da roda do samsāra na cultura visual budista indo-grega de Gandhara dos séculos III a VII. O objetivo é entender e explicar esse silencio visual diante do fato de que as respectivas narrativas textuais não somente eram conhecidas na região geográfica, mas foram originalmente escritas nela, e que essa representação visual é muito popular em outras regioes para explicar ensinamentos budistas fundamentais. A metodologia foi um estudo bibliográfico da cronologia e dos locais geográficos de produção e disseminação das narrativas textuais, levando em conta o paralelismo entre narrativas textuais e visuais. Tivemos como principal fundamento teórico os trabalhos de Aldrovandi, Behrendt, Tanweer, Teiser e Zin, e chegamos ao resultado de que é provável que tais pinturas tenham existido, porém se perderam.

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Biografia do Autor

Helmut Renders, UMESP

Professor do PPG em Ciências da Religião e do curso de teologia da UMESP (São Bernardo do Campo-SP). helmut.renders@metodista.br

Estela Piccin, UMESP

Mestranda em Ciencias da Religiao (UMESP, São Bernardo do Campo-SP)

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Publicado

2020-09-28

Edição

Seção

Intercâmbio