“Em nome do Pai…”

Análise do trabalho religioso de sacerdotes

Autores

  • Alessandro Gomes Enoque Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
  • Lorrana Laila Silva de Almeida Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

DOI:

https://doi.org/10.23925/1677-1222.2023vol23i1a18

Palavras-chave:

Trabalho religioso, Religião, Sacerdote, Vocação, Catolicismo

Resumo

Este artigo tem como objetivo principal compreender como se configura o trabalho religioso de sacerdotes (padres) de igrejas católicas de uma cidade localizada no Estado de Minas Gerais. Para tanto, foi adotada a abordagem qualitativa, a partir de uma pesquisa de campo, exploratória e descritiva. Os instrumentos para a coleta dos dados compreenderam entrevistas semiestruturadas, conduzidas por meio de um roteiro, sendo gravadas e transcritas para análise. A técnica utilizada para a análise dos dados foi a da análise de discurso. Pôde-se observar que a atividade laboral do padre nasce a partir de um chamado vocacional que é trabalhado em uma formação pautada em cinco eixos principais: acadêmico, intelectual, espiritual, humano-afetivo e comunitário. Observa-se uma rotina árdua/cansativa de atividade sacerdotal e, embora não seja uma profissão perigosa/insalubre, parece haver um consenso na medida em que os padres podem sofrer uma série de danos de natureza física e/ou mental.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Alessandro Gomes Enoque, Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Professor Associado da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Professor do Programa de Pós-Graduação em Geografia do Pontal (PPGEP/PONTAL) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Pós-Doutor em Sciences Humaines pela École des Sciences de la Gestion (ESQ) da Université du Québec à Montréal (UQAM). Doutor em Ciências Humanas (Sociologia e Ciência Política) pela Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal de Minas Gerais (FAFICH/UFMG). Mestre em Administração de Empresas (Área de Concentração: Organizações e Recursos Humanos) pela Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Federal de Minas Gerais (FACE/UFMG).

Lorrana Laila Silva de Almeida, Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Mestre em Geografia (UFU-MG). Doutoranda em Administração pela Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas (FACE / UFG). Professora substituta da Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas (FACE / UFG).

Referências

BOURDIEU, Pierre. A economia das trocas simbólicas. São Paulo: Perspectiva, 1987.

BOURDIEU, Pierre. Razões práticas: sobre a teoria da ação. Campinas: Papirus Editora, 1996.

BOURDIEU, Pierre. O senso prático. Petrópolis: Vozes, 2009.

BOURDIEU, Pierre. A dominação masculina. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2010.

BOURDIEU, Pierre. Sociologie de l'Algérie. Paris: PUF, 2012.

BOURDIEU, Pierre. A produção da crença: contribuição para uma economia dos bens simbólicos. Porto Alegre: Zouk Editora, 2015.

BOURDIEU, Pierre. Questões de sociologia. Petrópolis: Vozes, 2019.

CAREGNATO, Rita Catalina Aquino; MUTTI, Regina. Pesquisa qualitativa: análise de discurso versus análise de conteúdo. Texto & Contexto - Enfermagem, v. 15, n. 4, p. 679-684, 2006.

CATANI, Afrânio Mendes et al. Vocabulário Bourdieu. Belo Horizonte: Autêntica, 2017.

GRUN, Roberto. Trabalho. In: CATANI, Afrânio Mendes et al (Orgs.). Vocabulário Bourdieu. Belo Horizonte: Autêntica, 2017, pp 107-109.

IBGE. Censo 2010: número de católicos cai e aumenta o de evangélicos, espíritas e sem religião. 2010. Disponível em: <https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/agencia-sala-de-imprensa/2013-agencia-de-noticias/releases/14244-asi-censo-2010-numero-de-catolicos-cai-e-aumenta-o-de-evangelicos-espiritas-e-sem-religiao>. Acesso em: 21 set. 2020.

JOURDAIN, Anne; NOULIN, Sidonie. A teoria de Pierre Bourdieu e seus usos sociológicos. Belo Horizonte: Vozes, 2017.

MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de metodologia científica. São Paulo: Atlas, 2007.

MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Metodologia científica: ciência e conhecimento científico, métodos científicos, teoria, hipóteses e variáveis, metodologia jurídica. São Paulo: Atlas, 2011.

OLIVEIRA, Pedro de Assis Ribeiro de. A teoria do trabalho religioso em Pierre Bourdieu. In: TEIXERA, Faustino (Org.). Sociologia da religião: enfoques teóricos. Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, 2010, pp. 177-197.

SANCHIS, Pierre. Religião, cultura e identidades: matrizes e matizes. Belo Horizonte: Vozes, 2018.

Downloads

Publicado

2023-07-27

Edição

Seção

Intercâmbio