A juventude urbana brasileira nas páginas da Chiclete com Banana (1985-1990)
DOI:
https://doi.org/10.23925/2176-2767.2017v58p76-112Palavras-chave:
História do Brasil, História contemporânea, Indústria CulturalResumo
O presente artigo pretende pesquisar, por meio dos quadrinhos da revista Chiclete com Banana, criada pelo artista Angeli e pelo editor Toninho Mendes, a cultura dos jovens urbanos no Brasil e suas implicações para a visão de mundo e concepções políticas destes no período de vigência da revista, entre 1985 e 1990. Para tanto, pretendemos pesquisar a influência da Chiclete com Banana no meio editorial e cultural brasileiro no período pós-governo militar, além de procurarmos interpretar as formas e maneiras que as metrópoles brasileiras são apresentadas na revista, a mudança cultural da juventude na recém instalada Nova República e as formas como as questões urbanas influenciam os quadrinhos e o comportamento juvenil do período. Como recorte teórico-metodológico procuraremos estudar as histórias em quadrinhos, suas origens e suas características, para então podermos nos ater mais especificamente no movimento underground norte-americano e no udigrudi brasileiro, de onde nossa fonte primária, a revista Chiclete com Banana, é a maior representante. Estudaremos também a influência do binômio produção/consumo e das forças contraculturais que agiam no período, além de pesquisarmos a influência da cidade e da conjuntura política social e econômica do período, para podermos contribuir com o entendimento acerca da cultura urbana jovem no Brasil.
Downloads
Metrics
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

