O INSTAGRAM COMO LUGAR DE CONFLITO ENTRE A FOTOGRAFIA ARTE E TODAS AS DEMAIS MANIFESTAÇÕES FOTOGRÁFICAS QUE PERMEIAM ESTA REDE SOCIAL

Autores

  • Juliana Andrade Leitão Universidade Federal de Pernambuco, Recife, UFPE

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-2767.2021v71p98-127

Palavras-chave:

Fotografia, Instagram, Arte

Resumo

O artigo a seguir analisa a imagem fotográfica e suas interrelações com o universo da arte a partir de perfis dentro do território compartilhado do Instagram. O texto debate algumas inquietações no campo da imagem fotográfica produzida hoje e perpassa por questões clássicas da ontologia da imagem técnica. A análise recai sobre a rede social e observa a incorporação de diversos estilos de fotografia. No intuito de refletir sobre os deslocamentos de espaços de trabalhos artísticos para a rede social, analisamos os perfis de Vera Holtz, Cindy Sherman, Yasmin Formiga e Amanda Pietra, para compreender esses processos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Juliana Andrade Leitão, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, UFPE

Professora Adjunta dos Cursos de Comunicação Social e Design do Centro Acadêmico do Agreste da Universidade Federal de Pernambuco (CAA/UFPE). Doutora em Comunicação (PPGCOM-UFPE) com o projeto: Fotojornalismo e questões contemporâneas (2012-2016). Em 2014 foi Bolsista da Capes -Programa Institucional Doutorado Sanduíche Exterior - PDSE na Universitat Autònoma de Barcelona (UAB),(2014). Desenvolve Projetos Culturais no campo da imagem fotográfica. Atuou como fotojornalista de 2003 a 2011 nos jornais Diario de Pernambuco e Folha de Pernambuco. 

Referências

AUMONT, J. A Imagem. 2ªed. Campinas – SP. Papirus, 1995 – Coleção Ofício de Arte e Forma.

BARTHES, R. A Câmera Clara. Nota sobre a fotografia. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1984. 185p.

CARTIER-BRESSON, H. O imaginário segundo a natureza. Editorial Gustavo Gili. S.A. Barcelona, 2004. 99p.

COTTON, C. A fotografia como arte contemporânea. 2ed.São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2013. 256p.

DUBBOIS, P. O Ato Fotográfico e Outros Ensaios. São Paulo: Papirus,1993. P. 362.

FLORES, L.G. Fotografia e pintura: dois meios diferentes? São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2011. 274p.

FONTCUBERTA, J. O beijo de Judas: Fotografia e verdade. Editorial Gustavo Gili, SL, Barcelona, Espanha, 2010. 134p.

GOMBRICH, E. H. A história da arte. Tradução Cristiana de Assis Serra – Rio de Janeiro: LTC, 2013. 1046p.

GOMBRICH, Ernst Hans. A história da Arte. Rio de Janeiro: LTC, 2013.1046p.

GOMPERTZ, W. Isto é arte? 150 anos de arte moderna do impressionismo até hoje. 1ed. – Rio de Janeiro: Zahar, 2013. 443p.

MACHADO, A. A Ilusão Especular. Uma teoria da fotografia. São Paulo: Gustavo Gili, 2015. 183p.

MACHADO, A. Arte e Mídia 3ed. Rio de Janeiro – Jorge Zahar ed. 2010

MUSSE, M. F. Narrativas fotográficas no Instagram. Autorrepresentação, identidades e novas sociabilidades. Florianópolis: Insular, 2017. 286p.

OXFORD, Dicionário. Selfie. Disponível em: https://en.oxforddictionaries.com/definition/selfie. Acesso em: 15 out. 2018.

PESAVENTO S. J. et al. Narrativas, imagens e práticas sociais: percursos em história cultural. Porto Alegre, RS: Asterisco, 2008

PICADO, B. De pastiches e perplexidades: limites e devires da discursividade visual no fotojornalismo. In: Jornalismo_contemporâneo: figurações, impasses e perspectivas/Gislene Silva ... et al. organizadores. - Salvador: EDUFBA; Brasília: Compós, 2011. 322p (157-179).

RANCIÈRE, J. O Espectador Emancipado. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2012. 128p.

SILVA, Armando. Álbum de família: a imagem de nós mesmos. São Paulo: editora Senac São Paulo: Edições SESC SP, 2008. 313p.

SONTAG, Susan. Sobre a Fotografia. São Paulo, Companhia das Letras, 2004

ZARZYCKA; KLEPPE, Martijn. Awards, archives, and affects: tropes in the World Press Photo contest 2009–11. Revista Media, Culture & Society. sagepub.co.uk/journalsPermissions.nav. DOI: 10.1177/0163443713501933. mcs.sagepub.com. Disponível em: http://mcs.sagepub.com/content/35/8/977.full.pdf. Acesso em: jul. 2013.

Downloads

Publicado

2021-09-01

Como Citar

Leitão, J. A. (2021). O INSTAGRAM COMO LUGAR DE CONFLITO ENTRE A FOTOGRAFIA ARTE E TODAS AS DEMAIS MANIFESTAÇÕES FOTOGRÁFICAS QUE PERMEIAM ESTA REDE SOCIAL . Projeto História : Revista Do Programa De Estudos Pós-Graduados De História, 71, 98–127. https://doi.org/10.23925/2176-2767.2021v71p98-127