FOTOGRAFIAS AFRORRELIGIOSAS NO FACEBOOK: NOVOS SUPORTES IMAGÉTICOS, HÁBITOS TRADICIONAIS

Autores

  • Rodrigo Marques Leistner Universidade Federal de Rio Grande (FURG)
  • Sílvia Gonçalves Mateus Universidade Federal de Pelotas - UFPEL

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-2767.2021v70p150-174

Palavras-chave:

História, Memória, Fotografia, Facebook, Religiões de Matriz Africana.

Resumo

Este trabalho tem por objetivo fazer algumas ponderações sobre as redes sociais, a história e a memória afrorreligiosa, em que se procura compreender como se dá a utilização do Facebook pelos afrorreligiosos. Para isso é analisada as relações entre novas tecnologias e os religiosos ao longo dos anos, dando especial atenção à fotografia, bem como  é feito um estudo de caso em que é analisado um vídeo (composto por várias fotografias antigas) postado em uma página do Facebook voltada para a divulgação da cultura das religiões afro-gaúchas. Uma vez que páginas das redes sociais podem funcionar como um híbrido entre álbum fotográfico e diário, procura-se apontar que o caráter efêmero das imagens e textos constantes nas redes contêm uma série de indícios das memória e da história das religiões de matriz africana.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Rodrigo Marques Leistner, Universidade Federal de Rio Grande (FURG)

Doutor em Ciências Sociais pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da UNISINOS, Professor Adjunto do Instituto de Ciências Humanas em Informação (ICHI), Universidade Federal de Rio Grande (FURG).

Sílvia Gonçalves Mateus, Universidade Federal de Pelotas - UFPEL

Mestre em História pela UFPEL

Downloads

Publicado

2021-04-28

Como Citar

Leistner, R. M., & Mateus, S. G. (2021). FOTOGRAFIAS AFRORRELIGIOSAS NO FACEBOOK: NOVOS SUPORTES IMAGÉTICOS, HÁBITOS TRADICIONAIS. Projeto História : Revista Do Programa De Estudos Pós-Graduados De História, 70. https://doi.org/10.23925/2176-2767.2021v70p150-174